Os Estados Unidos criaram 467 mil empregos não agrícolas no mês de janeiro, segundo dados do Payroll divulgados pelo Departamento de Trabalho norte-americano nesta sexta-feira (4).
O número veio bem acima das expectativas dos analistas, que esperavam cerca de 150 mil novas vagas não agrícolas em janeiro.
Por outro lado, a taxa de desemprego ficou em 4% no país norte-americano no primeiro mês de 2022. As estimativas do mercado previam que a porcentagem de 3,9% de dezembro seria mantida.
Andrey Nousi, CFA e fundador da Nousi Finance, aponta que o mercado de trabalho nos EUA está aquecido e mais do que o esperado.
“Isso põe pressão no FED a deixar o pé no acelerador no aumento de juros, dado que seu mandato é desemprego e inflação controlada”, afirma.
O especialista não descarta dois aumentos em março. “Ao invés de 0.25%, seria 0.50%. Ademais, isso quer dizer que a Economia americana está muito saudável. Salários subiram 0.7% vs 0.5% estimados, o que aumenta o poder de consumo do americano e pode trazer mais pressão inflacionária”, acredita.