PETR3 e PETR4: “A função da Petrobras é de maximizar o lucro”, diz Roberto Dumas

O professor de economia destacou que o povo é prejudicado, se a companhia não maximiza o lucro

Alguns candidatos à Presidência da República querem que a Petrobras (PETR3 e PETR4) não leve em consideração os preços internacionais na precificação da gasolina no país e isso acabou mexendo com o mercado. 

O professor de economia internacional do Insper, Roberto Dumas, destacou que companhia pertence ao povo, portanto, se ela não cobrar o preço internacional, significa que a Petrobras não está maximizando o lucro. “A função da Petrobras é de maximizar o lucro”.

Em participação ao BM&C Stock, o professor de economia explicou que está se referindo aos acionistas majoritários, isso porque, se a companhia não maximizar o lucro, ela não maximiza o Imposto de Renda. Sendo assim, afirmou que terá menos dinheiro para a União, que é o povo. “Portanto, se ela não maximizar o lucro, sobra menos dinheiro para o povo”. 

“Ora, quem faz política pública é o governo, não empresas públicas, elas precisam maximizar o lucro, dar o maior dinheiro possível para o povo que é a União”, explicou Dumas.

No entanto, o professor de economia pontuou que se o acionista minoritário não está preocupado com o exterior, ele não comprará mais ação. ”Se o acionista não comprar, quem vai financiar os novos postos de petróleo para serem explorados?”, questionou Dumas.

Por fim, Dumas afirmou que a companhia precisa de investimentos para levantar capital e reinvestir na produção.

Confira a análise na íntegra:

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas