Minério de ferro sobe com estímulo da China; aço inoxidável segue preço recorde do níquel

Além das medidas de estímulo da China, Dhar disse que as margens melhores do aço também sustentaram os preços do minério de ferro

O minério de ferro subiu nesta quinta-feira com expectativas de novas medidas de flexibilização monetária na maior produtora de aço da China, enquanto os futuros de aço inoxidável saltaram para um pico de três meses, impulsionados pelos preços recordes do ingrediente-chave níquel.

O contrato de minério de ferro mais negociado para maio na bolsa de commodities de Dalian da China encerrou as negociações do dia em alta de 1,3%, a 742 iuanes (116,97 dólares) por tonelada, depois de atingir uma alta de uma semana de 747,50 iuanes por tonelada no início da sessão.

O contrato de março mais ativo do ingrediente siderúrgico na Bolsa de Cingapura subiu 2,6%, para 133,90 dólares por tonelada, às 04:08 (horário de Brasília).

A China intensificou nesta semana seus esforços de flexibilização monetária para sustentar uma economia em desaceleração, reduzindo um conjunto de principais taxas de juros e referências de empréstimos, com os mercados esperando mais movimentos.

“Vemos os cortes de juros desta semana como um movimento preventivo para impulsionar uma recuperação do crescimento em 2022”, disse o analista de commodities do Commonwealth Bank of Australia, Vivek Dhar, citando as pressões negativas da reimposição das restrições pela pandemia da Covid-19 e a desaceleração do setor imobiliário.

Além das medidas de estímulo da China, Dhar disse que as margens melhores do aço também sustentaram os preços do minério de ferro.

O minério de ferro spot com teor de 62% para entrega à China saltou para 132 dólares a tonelada na quarta-feira, o nível mais alto desde 13 de janeiro, segundo a consultoria SteelHome. Os preços, no entanto, permaneceram bem abaixo dos picos recordes escalados em maio de 2021.

O aço inoxidável na Bolsa de Futuros de Xangai subiu em seu limite diário de alta de 8% para atingir seu maior nível desde o final de outubro, uma vez que as preocupações com a oferta e a forte demanda impulsionaram o níquel de Xangai a um pico recorde.

O vergalhão de Xangai subiu 0,3%, enquanto a bobina laminada a quente ficou praticamente estável.

O carvão metalúrgico de Dalian ganhou 0,4% e o coque avançou 0,6%.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas