BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • COLUNA
  • Brazilian Week 2026
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • COLUNA
  • Brazilian Week 2026
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Como a reunião da COP26 afeta as empresas listadas na B3?

BMCNEWS Por BMCNEWS
10/01/2022
Em MERCADOS

A 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), sediada em Glasgow, na Escócia, se encerrou nesta sexta-feira (12). Essa é a principal cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU), onde líderes globais dos setores públicos e privados debatem soluções para conter o aquecimento global. 

Mas o setor privado brasileiro ainda tem um caminho longo a seguir para propor de forma efetiva as questões climáticas em sua estratégia e práticas de negócios, segundo estudo feito pela Luvi One, empresa de consultoria e investimentos em modelos alternativos. 

O levantamento mostra que, até o mês de abril, apenas 17% das empresas listadas na B3 tinham metas específicas relacionadas à redução de impactos climáticos. Percentual bem inferior quando comparado com empresas europeias, quando 81% dessas companhias apresentam metas de redução de emissões, 90% têm metas de redução de desmatamento e 61% possuem metas para utilização sustentável de águas.

Leia Mais

Créditos: depositphotos.com / BrianAJackson

Inflação no Brasil, CPI dos EUA e balanço da Petrobras marcam a semana

11 de maio de 2026
petrobras

Petrobras define novo conselho de administração e aprova R$ 8,1 bilhões em dividendos

17 de abril de 2026

Para o economista Felipe Gutterres, CEO da Luvi One e coordenador do levantamento, a expectativa é de que após a COP26 o número de empresas brasileiras com metas relacionadas ao clima aumente. 

Em relação às metas genéricas quanto à redução dos impactos ambientais, os números continuam abaixo dos dados europeus: 37% das empresas brasileiras listadas na Bolsa apresentam esses objetivos. Além disso, apenas 39% publicam relatório de sustentabilidade ou equivalente; 33% endereçam os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU; e 36% seguem os padrões do GRI, que endereça questões de sustentabilidade em seus relatórios anuais.

O economista disse ainda que as companhias listadas na Bolsa podem sentir um impacto depois da COP26. “Isso direciona toda a maneira de como as instituições vão analisar projetos e empresas, isso acaba afetando, principalmente, empresas listadas que têm essa exposição de investimento externo, bem como financiamento no mercado de capitais”, afirmou. 

Ainda de acordo com o relatório, o setor de Papel e Celulose aparece no topo da lista das empresas mais verdes. Das 6 empresas do setor listadas na B3, 4 apresentam metas climáticas específicas, o que equivale a 67%. 

Outros setores de destaque foram Telecomunicações, com 60%; Alimentos, com 47%; e Energia Elétrica, com 35%. 

De acordo com Gutterres, esses setores se destacam pela forte presença do regulador e dos processos de licenciamento e significativa exposição aos mercados internacionais.

“Interessante notar, que grande parte desses setores ou são exportadores para Europa, tem subsidiárias no continente ou são subsidiárias de empresas europeias, ou mesmo tem investidores europeus relevantes na sua composição acionária”, diz Felipe. 

Enquanto os setores de Construção Civil, Máquinas e Equipamentos e Siderurgia e Metalurgia aparecem com o pior desempenho. Segundo o estudo, os números revelam que o Brasil está na contramão dos debates da COP26. 

O economista destacou que os setores com alto investimento externo ou grande exposição ao mercado internacional, como exportadores, podem ser mais afetados após a cúpula. Além disso, Felipe diz que os investidores vão incentivar as companhias para que façam projetos relacionados ao clima, já que os mesmos também podem ser impactados. 

Felipe Gutterres ainda destaca que há um atraso das empresas brasileiras nas questões de ESG: “Já passou da hora das empresas endereçarem séria e velozmente as questões de ESG, principalmente as questões climáticas, com o risco de não só deixarem de fechar novos negócios, mas perderem negócios que já têm”, ressalta. 

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

O hovercraft gigante de 56 metros que cruzava o Canal da Mancha em 35 minutos, levava 418 passageiros e 60 carros flutuando sobre um colchão de ar

A ilha canadense de 42 quilômetros perdida no Atlântico que obriga visitantes a lavar os sapatos antes do desembarque, abriga 420 cavalos selvagens e guarda mais de 350 naufrágios em suas praias de areia

O primeiro avião comercial gigante a pousar na Antártica enfrentou 3.000 metros de gelo azul escorregadio, risco de whiteout e apenas 3 horas em solo antes de voltar

A 55 km de Porto Alegre: a Cidade das Flores tem o maior conjunto de casas enxaimel do Brasil e 8ª melhor qualidade de vida do estado

Sem cabine e sem volante o caminhão autônomo Einride Pod é controlado à distância por operadores de joystick e corta em 90% os custos logísticos

A 95 km do Rio: a cidade serrana com clima de 17°C, Dedo de Deus de 1.692 metros e 5º lugar em qualidade de vida do estado

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • COLUNA
  • Brazilian Week 2026

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.