BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Ritmo de vendas no varejo diminui e economista cita desaceleração forte

Agência DC News Por Agência DC News
17/10/2025
Em Varejo

Apesar do resultado ligeiramente positivo de julho para agosto (+0,2%), as vendas do comércio mantêm tendência de redução. Segundo o IBGE, a taxa de crescimento no varejo restrito em 12 meses – 2,2% – foi a menor desde janeiro de 2024. “A desaceleração continua em curso”, afirmou o economista Ulisses Ruiz de Gamboa, do Instituto de Economia Gastão Vidigal, da Associação Comercial de São Paulo (IEGV-ACSP). Ele observou que a alta de agosto, sobre igual mês do ano anterior, foi de 0,4%, bem abaixo do registrado em julho, na mesma base de comparação (1,2%, taxa revisada pelo instituto). E o varejo ampliado – que inclui veículos&peças, material de construção e atacado de alimentação – caiu ante agosto de 2024 (-2,1%) e soma -0,4% no ano, mantendo-se no positivo em 12 meses (0,7%). “É um segmento mais dependente de juros, de crédito”, disse Ruiz de Gamboa.

Essa tendência fica mais clara, segundo o economista, na taxa acumulada em 12 meses, que em agosto soma 2,2%. Era de 2,5% no mês anterior – e de 2,7% em junho. “É uma desaceleração forte”, afirmou. As causas macroeconômicas são basicamente as mesmas: juros altos, famílias endividadas e certa diminuição do crédito. “A renda e o emprego continuam sustentando o consumo, mas na margem vai desacelerando.” Por enquanto, o IEGV-ACSP mantém projeção de 2,1% para o crescimento das vendas no varejo restrito deste ano. Mas a estimativa pode ser revisada. “O viés é de baixa.” Mesmo se confirmada, essa taxa já representaria uma freada brusca. No ano passado, o volume de vendas cresceu 4,7%, maior alta desde 2012 (8,4%) na Pesquisa Mensal de Comércio (PMC).

O resultado positivo de agosto foi o primeiro em cinco meses. O gerente da PMC, Cristiano Santos, diz que os dados ainda refletem uma base alta, pois março representou o pico da série. “São cinco meses consecutivos com variações muito baixas, muito próximas de zero, tanto pra cima quanto pra baixo”, afirmou. Cinco dos oito setores tiveram alta no mês, com destaque para equipamentos e material para escritório e informática (4,9%). Já as vendas de tecidos&vestuário cresceram 1%. “Os produtos de informática tiveram forte influência do dólar, em franca desvalorização em agosto”, disse o gerente. O varejo ampliado cresceu no mês (0,9%), mas bem menos do que em julho (1,8%).

Leia Mais

Com crise no INSS, previdência privada é foco no Papo de Dinheiro

Com crise no INSS, previdência privada é foco no Papo de Dinheiro

17 de outubro de 2025

Na comparação com agosto do ano passado, dois setores se destacam na pesquisa: móveis&eletrodomésticos (+2,7%) e artigos médicos, farmacêuticos e de perfumaria (2,3%). Sobre o primeiro, Cristiano aponta “trajetória de recuperação robusta, após um ano de 2024 mais acanhado”. E o segundo vem liderando o crescimento há mais de dois anos, segundo o gerente. Já o setor que inclui hiper, supermercados e produtos alimentícios caiu 0,5%, mantendo variações próximas de zero há quatro meses. “No ano, o cenário é de ganhos, mas decrescentes”, afirmou o gerente: 2% até abril, 1,7% até maio, 1,4% até junho, 1,2% até julho e 1% até agosto. Isso se repete no acumulado em 12 meses, que em abril somava 3,4% e agora está em 1,5%, menor taxa nessa base de comparação desde fevereiro de 2023.

No ampliado, as três atividades registraram queda em relação a agosto de 2024. Principalmente, veículos&motos, com retração de 7,7%, a terceira seguida, assim como material de construção (-6,1%). Já o atacado de produtos alimentícios teve o 13º mês negativo, agora com queda de 1,9%. No ano, a variação é de -0,4%

Caso prisão de Alexandre Ramagem: o que significa estar sob custódia do ICE nos Estados Unidos

Sun Tzu, autor de A Arte da Guerra: “Conheça o inimigo e a si mesmo; em cem batalhas nunca estarás em perigo”

Esqueça o rubi! Esta gema de dureza 3 é tão rara e frágil que raramente pode ser lapidada, sendo um fenômeno da geologia

A linha férrea mais íngreme do mundo desce 866 metros em apenas 20 quilômetros passando por 18 túneis escavados à mão na rocha maciça

Com 3.364 km de extensão pelo deserto mais seco do mundo, a rodovia chilena surge como um desafio de engenharia em clima extremo

Arqueólogos encontram no sul do Chile moeda de prata de 1584 enterrada sob igreja e localizam colônia espanhola abandonada há 440 anos

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.