BM&C NEWS
  • 🔴 AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 🔴 AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Febraban estima alta de 0,5% para o crédito em abril e maior tração no ano

BMCNEWS Por BMCNEWS
10/01/2022
Em Uncategorized

Em contrapartida, a carteira pessoa jurídica deve ter retração de 0,3% em abril após alta expressiva em março, de 3,0%.

Febraban estima alta de 0,5% para o crédito em abril e maior tração no ano (Freepik)
Febraban estima alta de 0,5% para o crédito em abril e maior tração no ano (Freepik)

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) estima que a carteira de crédito cresça 0,5% em abril. Se tal variação for alcançada, será o melhor resultado para o mês desde 2014, quando a alta foi de 0,7%, mostra pesquisa da entidade, que representa os bancos no País, divulgada nesta terça-feira.

Além disso, abril pode ajudar a impulsionar o crescimento do crédito no Brasil. Caso a estimativa da Febraban seja confirmada pela próxima Nota de Política Monetária e Operações de Crédito do Banco Central (BC), o ritmo de expansão da carteira voltará a acelerar em 12 meses, passando de 14,5% para 15,0%.

Leia também:

Leia Mais

brasil soberano

Governo amplia programa Brasil Soberano para apoiar exportadores afetados por tarifas

5 de junho de 2026

O que muda quando os juros caem para empresas e investidores

25 de maio de 2026
  • Magazine Luiza lidera ranking global de retorno a acionistas, aponta ranking global
  • MMX: Tribunal de MG suspende decisão que decretou falência de subsidiária

O gatilho para o desempenho no mês de abril deve vir, conforme a Febraban, do crédito às famílias, com crescimento de 1,0% e desempenho positivo, tanto nas linhas que utilizam recursos direcionados (+1,0%) como nas chamadas livres (+1,1%). Em contrapartida, a carteira pessoa jurídica deve ter retração de 0,3% em abril após alta expressiva em março, de 3,0%. Pesará, sobretudo, o recuo da carteira livre (-0,2%) em meio a questões sazonais.

“O processo de reabertura de atividades econômicas ao longo do mês de abril, com a adoção de medidas menos rígidas de distanciamento social, deve beneficiar especialmente a carteira pessoa física livre”, afirma o diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban, Rubens Sardenberg.

Segundo ele, é esperado desempenho positivo tanto no crédito pessoal quanto nas linhas mais ligadas ao consumo, como cartão de crédito.

A pesquisa da Febraban aponta ainda que as concessões de crédito tiveram queda mensal de 7,5% em abril. Aqui, novamente, conforme a entidade, o desempenho reflete questões sazonais no âmbito do crédito pessoa jurídica e o menor número de dias úteis em relação a março. Se ajustado o volume médio de concessões por dia útil, pondera a Federação, o resultado seria uma expansão de 6,3% ante o mês anterior, sinalizando que a oferta de crédito segue avançando.

A Pesquisa Especial de Crédito da Febraban leva em conta dados consolidados dos principais bancos do País, que têm em mãos de 38% a 89% do saldo total do Sistema Financeiro Nacional e é divulgada mensalmente pela entidade.

Quando a riqueza sobe e o consumo esaparece: Isso não vai terminar bem

Incerteza eleitoral expulsa capital estrangeiro da B3, diz Bandeira

Empresas transformam recebíveis em fonte de funding e reduzem custo com FIDC próprio

O tamanho do eleitorado que está à margem da polarização

A SpaceX valer quase US$ 2 trilhões talvez seja exatamente o problema

Hiato do produto: o indicador que mostra se a economia está aquecida ou fraca

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AGENDAS BM&C
    • BRAZILIAN WEEK 2026
    • COMBUSTÍVEL BRASIL
    • CUSTO BRASIL
    • INOVAÇÃO TRAVADA
    • MERCADO DE CAPITAIS
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ELEIÇÕES 2026
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • CASO MASTER
  • PETRÓLEO E ENERGIA
  • INTERNACIONAL
  • PROGRAMAS BM&C
    • BM&C BUSINESS
    • BM&C STRIKE
    • BM&C TALKS
    • BM&C VISÕES
    • CONEXÃO SEGURA
    • GLOBAL WALLET
    • LEADERS CONNECTION
    • MANHATTAN CONNECTION
    • MANIFESTE-SE
    • MERCADO & BEYOND
    • MONEY REPORT
    • PAINEL BM&C
    • PAPO DE DINHEIRO
    • REPCAST
    • ROTA FÁCIL
    • SMART MONEY
    • WALL STREET CAST
  • CANNES LIONS
  • OPINIÃO
    • ALUIZIO FALCÃO FILHO
    • BRUNO CORANO
    • ESTEVÃO SECCATTO
    • FABIO ONGARO
    • FABRIZIO GUERATTO
    • FRANCISCO ALVES
    • MARCO SARAVALLE
    • MARCUS VINÍCIUS DE FREITAS
    • MIGUEL DAOUD
    • RENATO BATISTA
    • RUI DAS NEVES
    • VANDYCK SILVEIRA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.