Lançado em outubro, o programa do governo federal brasileiro Desenrola para renegociação de dívidas procurava atender principalmente à população com renda de até dois salários mínimos. No entanto, a demanda pelo programa tem sido menor do que o esperado, levando aos planos de fazer ajustes operacionais para estimular a adesão.
Qual é o desconto do Programa Desenrola?

O Desenrola é uma iniciativa incluída na fatia 1 do programa de renegociação, direcionada a dívidas bancárias e não bancárias, com uma média de desconto de 83%. Os refinanciamentos têm garantia do Fundo Garantidor de Operações (FGO). Contudo, apesar desses atrativos, o programa ainda não teve o sucesso esperado.
O que vai mudar no Programa Desenrola?
No fim do ano, quando o governo decidiu estender o programa por mais três meses até março, também aproveitou para implementar algumas mudanças para facilitar o processo. A partir dessas alterações, estão inclusos também aqueles clientes com cadastro bronze no sistema Gov.br, antes previsto apenas para cadastros ouro e prata. Mesmo assim, os titulares de cadastro bronze só podem quitar as dívidas à vista, com opção de refinanciamento ainda indisponível. A pretensão é de que até o fim do mês essa possibilidade seja incluída.
“Está em desenvolvimento, sempre foi nosso objetivo, mas depende de desenvolvimentos de segurança por parte dos bancos”, informa o secretário de reformas econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto. Os responsáveis pelo “Desenrola” esperam que com estas alterações, mais pessoas consigam aderir ao programa e solucionar suas situações de dívida. Além de ser benéfico para os cidadãos, é também vantajoso para a economia, pois facilita a recuperação de crédito e estimula o consumo.
O Futuro do Programa Desenrola
Com o fim do prazo de extensão do Programa Desenrola se aproximando em março, espera-se que as mudanças previstas tragam resultados positivos. Caso contrário, o governo precisará reavaliar a efetividade do programa e tomar decisões a respeito de sua continuação. A situação financeira da população brasileira, já agravada pela pandemia, torna ainda mais urgente encontrar soluções eficazes para o problema do endividamento crescente. Com as medidas corretas e uma estratégia bem planejada, o programa “Desenrola” tem potencial para fazer a diferença na vida de muitos brasileiros e ajudar na recuperação econômica do país.















