BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Banco Central adia segunda fase do open banking para agosto

BMCNEWS Por BMCNEWS
10/01/2022
Em Bloco 1, MERCADOS, Mercadoss

O Banco Central anunciou nesta quarta-feira (14) por meio de nota, o adiamento do início da fase 2 do open banking de amanhã (15) para 13 de agosto. O sistema vai permitir o compartilhamento de dados dos clientes entre instituições financeiras – bancos, fintechs e cooperativas de crédito -, mediante autorização do consumidor. A ideia é estimular a concorrência entre as instituições e garantir acesso a produtos financeiros com melhores condições para os clientes. 

Segundo o BC, a mudança na data atendeu a pedido formal feito pela estrutura de governança do sistema. “Dado que as instituições participantes estão finalizando os testes para a obtenção de certificações para homologação e registro de suas APIs (Interfaces de Programação de Aplicações), o Banco Central decidiu nesta data alterar o cronograma do início do lançamento da Fase 2 do projeto, que envolve o compartilhamento de dados cadastrais e transacionais de clientes, mediante seu prévio consentimento”, informou o BC. 

LEIA MAIS:

  • Open Banking: O que você de fato precisa saber e como ele pode mudar seus investimentos
  • Open Finance começará com 700 empresas, revela presidente do BC

A comunicação entre os bancos no sistema e o consentimento do cliente para o compartilhamento de seus dados serão feitos por meio dessas APIs, com uma tecnologia semelhante à que se utiliza no compartilhamento de logins entre sites.

A estrutura de governança citado pelo Banco Central na nota sobre o adiamento da segunda fase foi criada por imposição da autarquia e será gerida pelo mercado financeiro, para monitorar o sistema 24 horas por dia, sete dias por semana, e garantir sua segurança.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o BC informou ainda que o cronograma das demais fases do open banking está mantido. A terceira fase do open banking está marcada para 30 de agosto e quarta, para 15 de dezembro. 

Leia Mais

Boletim Focus: inflação e juros no radar econômico

Boletim Focus: mercado eleva projeção da inflação para 4,71% em 2026

13 de abril de 2026
Foto: Canvas

Poupança registra retirada líquida de R$ 11,1 bilhões em março, mostra Banco Central

9 de abril de 2026

“O open banking é uma medida de longo prazo e prioritária na Agenda BC#, que visa definir as condições para o sistema financeiro do futuro, mediante a criação de novos canais de comunicação e de acesso a serviços financeiros, de forma a garantir uma jornada digital para o consumidor que seja segura, ágil, efetiva e conveniente”, disse o BC na nota. A autarquia afirmou que permanece “vigilante no processo de implementação, não economizando esforços para isso”.  

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo:

https://vimeo.com/event/845002

Com seu primeiro restaurante-ponte de 1959, a rede italiana superou crises globais e consolidou-se como líder em conveniência para viajantes

O megatúnel submarino de 50 quilômetros que permite trens viajarem a 160 quilômetros por hora a 75 metros de profundidade sob o fundo do oceano

Após 107 anos perdido no gelo da Antártida, o navio Endurance foi mapeado a 3.000 metros de profundidade com detalhes que parecem uma pintura

A cidade no interior de Goiás tem a maior reserva de cristal do mundo: fundada porque dois franceses enviaram pedras a Paris em 1879 fica a 130 km de Brasília e guarda o cristal mais raro do país

Ferramenta de 40 mil anos achada em caverna prova que homem de Neandertal era muito mais inteligente do que pensávamos

Sonda espacial entra na órbita de asteroide com 200 quilômetros de diâmetro que abriga 10 quintilhões de dólares em metais preciosos e ferro pesado

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.