Um painel de especialistas nomeado pela ONU está divulgando um relatório importante na segunda-feira, resumindo as informações científicas mais recentes sobre as mudanças climáticas.
O relatório fornece aos governos fatos atualizados sobre os impactos atuais e os riscos futuros do aquecimento global antes da cúpula do clima da ONU em novembro em Glasgow, na Escócia. O documento também irá examinar como as várias opções para reduzir as emissões de gases de efeito estufa afetarão o ritmo das mudanças climáticas nas próximas décadas.
Quase 200 países assinaram o marco do acordo climático de Paris, que visa manter o aquecimento global abaixo de 2 graus Celsius (3,6 graus Fahrenheit), até o final do século.
A Cúpula do Clima da ONU vai ser em Glasgow, na Escócia, de 31 de outubro a 12 de novembro. No encontro, os governos irão discutir o que mais cada país pode fazer para conter o aquecimento global e garantir que aqueles afetados pelo impacto do aquecimento recebam ajuda.
Relatório cita Brasil
O relatório ainda mostra um aumento de chuvas fortes na região centro sul. As regiões Nordeste e da Amazônia devem sofrer com períodos mais longos de seca. O volume de chuvas fica mais alto no Sul e Sudeste, enquanto no Norte, a ocorrência de seca deve afetar a agricultura.














