BM&C NEWS
  • 🔴 AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 🔴 AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

O que a ciência explica sobre a sensação de que o tempo passa mais rápido no verão

Ryan Cardoso Por Ryan Cardoso
19/11/2025
Em Curiosidades

A sensação de que o tempo passa mais rápido no verão é uma ilusão criada pelo nosso cérebro, explicada pela psicologia da percepção temporal. Isso acontece porque, durante o verão, tendemos a criar mais memórias novas e distintas, o que altera a forma como nosso cérebro arquiva a passagem do tempo.

A percepção do tempo é uma construção do nosso cérebro

A percepção temporal não é constante; ela é flexível e depende do que estamos fazendo e de como estamos nos sentindo. Nosso cérebro não tem um relógio interno único, mas sim vários mecanismos que estimam a duração dos eventos com base na quantidade de novas informações que ele está processando, veja abaixo o vídeo do perfil Manual do Mundo (@manualdomundo):

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Manual do Mundo (@manualdomundo)

Quando estamos em uma rotina monótona, o cérebro processa pouca informação nova, e o tempo parece se arrastar. No verão, com viagens, férias e novas atividades, o cérebro está constantemente ocupado processando estímulos inéditos, o que faz o tempo parecer voar.

Leia Mais

Estrutura Blinkerwall aparece submersa no fundo do Mar Báltico

A estrutura de 971 metros encontrada a 21 metros no Mar Báltico que pode ser a armadilha de caça mais antiga da Europa

3 de junho de 2026
Templo submerso de Thonis-Heracleion surge no fundo da Baía de Aboukir

Mergulhadores encontram templo, joias de ouro e santuário de Afrodite em cidade afundada há mais de 1.200 anos

3 de junho de 2026

Como as novas experiências alteram nossa memória temporal?

Este fenômeno é conhecido como o “paradoxo das férias”. Enquanto estamos vivendo as novas experiências, o tempo parece passar rapidamente porque estamos engajados e processando muitas informações. No entanto, quando olhamos para trás, o período parece ter sido mais longo e mais rico do que um período de rotina.

Isso acontece porque nosso cérebro julga a duração de um período passado pela quantidade de memórias que ele formou. Um verão cheio de eventos cria muitas “âncoras” de memória, fazendo com que, em retrospecto, ele pareça ter durado mais. Já um inverno rotineiro deixa poucos registros, parecendo ter sido mais curto quando o relembramos.

Leia também: O motivo surpreendente que levou ao fechamento da Torre Eiffel por uma semana – BMC NEWS

A rotina é a grande culpada pela lentidão percebida

A rotina do dia a dia é a principal razão pela qual o tempo parece passar mais devagar em outras épocas do ano. Quando as atividades são previsíveis, o cérebro entra em “modo de economia de energia” e não precisa registrar cada detalhe, pois já conhece o padrão.

Essa falta de novos estímulos faz com que os dias se misturem em nossa memória, criando a sensação de que o tempo está se arrastando no presente. No verão, a quebra dessa rotina força o cérebro a ficar mais “acordado” e a registrar mais momentos, acelerando a percepção do tempo que passa.

O papel da dopamina e da luz solar

Linda jovem com boia inflável em formato de donut relaxando na piscina. Férias de verão e Linda mulher respirando ar fresco – Créditos: depositphotos.com / gpointstudio – Créditos: depositphotos.com / karandaev

A luz solar e a dopamina também desempenham um papel importante. A maior exposição à luz solar no verão tem um impacto direto em nosso humor e nos níveis de energia, além de regular nosso relógio biológico. Isso nos torna mais propensos a buscar atividades prazerosas.

Essas atividades, por sua vez, liberam dopamina, um neurotransmissor associado ao prazer e à recompensa. Estudos sugerem que a dopamina pode acelerar nosso relógio interno, fazendo com que o tempo pareça passar mais depressa quando estamos nos divertindo.

Gostou de entender como seu cérebro brinca com o tempo? Compartilhe com quem sempre reclama que as férias de verão acabam rápido demais!

TIM tem alta de lucro no 2º tri impulsionada por banda larga

Ibovespa sobe com bancos e Vale em dia de alívio global

MDB decide não apoiar candidato à Presidência e libera diretórios

A esquerda, unida, se repete; a direita, dividida, se multiplica

‘Boletim Focus esconde pressão nas expectativas de inflação de longo prazo’, avalia economista

A era dos ganhos fáceis nos índices pode ter chegado ao fim

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
redacao@bmcnews.com.br

Comercial:
comercial@bmcnews.com.br

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AGENDAS BM&C
    • BRASIL PRODUTIVO
      • Mercado de Capitais
      • Inovação travada
    • CONTA BRASIL
      • Combustível Brasil
    • BRASIL QUE INOVA
    • BRASIL QUE EMPREENDE
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ELEIÇÕES 2026
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • CASO MASTER
  • PETRÓLEO E ENERGIA
  • INTERNACIONAL
  • PROGRAMAS BM&C
    • BM&C BUSINESS
    • BM&C STRIKE
    • BM&C TALKS
    • BM&C VISÕES
    • CONEXÃO SEGURA
    • GLOBAL WALLET
    • LEADERS CONNECTION
    • MANHATTAN CONNECTION
    • MANIFESTE-SE
    • MERCADO & BEYOND
    • MONEY REPORT
    • PAINEL BM&C
    • PAPO DE DINHEIRO
    • REPCAST
    • ROTA FÁCIL
    • SMART MONEY
    • WALL STREET CAST
  • CANNES LIONS
  • BRAZILIAN WEEK 2026
  • OPINIÃO
    • ALUIZIO FALCÃO FILHO
    • BRUNO CORANO
    • CARLOS HONORATO
    • ESTEVÃO SECCATTO
    • FABIO ONGARO
    • FABRIZIO GUERATTO
    • FRANCISCO ALVES
    • LIANE GARCIA
    • MARCO SARAVALLE
    • MARCUS VINÍCIUS DE FREITAS
    • MIGUEL DAOUD
    • RENATO BATISTA
    • RUI DAS NEVES
    • VANDYCK SILVEIRA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.