O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entidade responsável pela seguridade social no Brasil, anunciou na segunda-feira a convocação de mais um grupo de aprovados em concurso público para o cargo de técnico do seguro social. Tal evento, para além de ser o próximo passo na vida dos candidatos, representa uma nova fase do órgão no que tange ao preenchimento das vagas disponíveis e formação profissional.
Esse concurso é destinado a candidatos que possuem nível médio de escolaridade, e busca reforçar o quadro de funcionários do INSS. Com expectativas altas em relação à competência e dedicação desses novos profissionais, o Instituto busca na formação dessa segunda turma aprimorar ainda mais seus serviços e atendimento ao público.
Qual o propósito desta nova convocação?

A realização desta nova chamada acontece no intuito de cumprir decisões judiciais, tornando pública a inclusão de candidatos regulares e em apreço tanto no resultado da avaliação biopsicossocial – para candidatos que solicitaram concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência – quanto no resultado do procedimento de heteroidentificação complementar – para os concorrentes autodeclarados negros.
A convocação para este curso de formação surgiu a partir do concurso anunciado no segundo semestre do ano anterior, que ofertou mil oportunidades de vagas imediatas e também previu a formação de um cadastro de reserva. A demanda foi significativa, tendo mais de um milhão de inscritos para a seleção. Importante ressaltar que o processo seletivo terá validade até 4 de maio de 2024, podendo ser prorrogado por mais um ano.
O que fazem os técnicos do seguro social?
Atribuições não faltam para estes profissionais. Dentre as responsabilidades dos técnicos do seguro social, destaca-se o atendimento ao público e a assessoria aos superiores hierárquicos em processos administrativos. Sem falar na realização de atividades relacionadas à instrução, tramitação e movimentação de processos e documentos, bem como estudos, pesquisas e levantamentos de informações.
Eles também são responsáveis por elaborar minutas de editais, contratos, convênios e atos administrativos e normativos, dentre outras funções. Após a nomeação, o técnico será lotado em qualquer agência da Previdência Social pertencente à Gerência Executiva do INSS para a qual optou concorrer. Desse modo, a importância destes profissionais é latente, uma vez que auxiliam significantemente no funcionamento e execução eficiente dos serviços propostos pelo INSS.












