À medida que nos aproximamos de 2024, as regras para a obtenção da aposentadoria pelo INSS vão-se tornando cada vez mais restritivas. Isso se deve às regras de transição implantadas pela Reforma da Previdência, aprovada há quatro anos. Essas regras foram estabelecidas para tornar o processo de aposentadoria mais rígido ao longo do tempo.
Para aqueles que começaram a trabalhar após novembro de 2019, data da promulgação da Reforma da Previdência, precisam agora cumprir os requisitos atualizados para aposentadoria. Isso inclui a idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 para homens. Além disso, é necessário um tempo de contribuição de 30 anos para mulheres e 35 para homens.
O que muda em 2024?

Os indivíduos que já atuavam no mercado de trabalho quando a reforma da previdência foi aprovada são afetados por até quatro diferentes regras de transição. Duas delas, o sistema de pontos e a idade mínima progressiva, apresentam exigências crescentes a cada ano.
Como funciona o sistema de pontos?
O sistema de pontos considera cada ano de contribuição ao INSS como um ponto, e cada ano a mais de idade como outro ponto. Em 2019, quando a tabela foi introduzida, a pontuação mínima era de 86 pontos para mulheres e 96 para homens. Essa pontuação vem avançando anualmente, chegando em 2024 a 91 pontos para mulheres e 101 para homens.
E a idade mínima progressiva, como funciona?
Em relação à idade mínima progressiva, a cada ano é acrescida a exigência de seis meses. Portanto, em 2024, a idade mínima para as mulheres aumentará para 58 anos e 6 meses, enquanto para os homens será de 63 anos e 6 meses. Isso continuará a aumentar até atingir 62 anos para mulheres em 2031 e 65 anos para homens em 2027.
Qual diretriz é mais vantajosa?
A escolha da regra mais vantajosa para a aposentadoria varia de acordo com cada caso e com a situação financeira do trabalhador. Ao tomar essa decisão, é crucial considerar os diversos aspectos introduzidos pela Reforma da Previdência, incluindo a pedágio de 100%, o sistema de pontos e a idade mínima progressiva.
O caminho ideal para a aposentadoria é melhor determinado por meio de planejamento e análise cuidadosa. Mantendo-se atualizado sobre as mudanças nas regras de aposentadoria, você pode garantir que está tomando as decisões certas para maximizar seus benefícios na aposentadoria.