
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em leve alta nesta segunda-feira (28), com os investidores se preparando para uma semana recheada de indicadores relevantes. Os próximos dias contarão com dados do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre e dados de emprego tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.
O mercado também segue avaliando as falas de membros do Federal Reserve no simpósio de Jackson Hole, principalmente do presidente do Fed, Jerome Powell, que destacou a inflação elevada e a possibilidade de novos aumentos nos juros. Os comentários levaram aos investidores a contratarem uma nova elevação da taxa para reunião de novembro, para 51%, segundo dados do FedWatch, do CME Groups.
No Brasil, a agenda também será recheada, com PIB do 2T23, taxa de desemprego, além de dados de confiança da Fundação Getulio Vargas. Na semana passada, o IPCA-15 acima das estimativas esvaziou as expectativas de que o Copom pudesse acelerar a queda da Selic.
No cenário político, o Senado terá uma agenda recheada, com a votação do projeto de lei do Carf, que devolverá o voto de qualidade ao governo, além de uma sessão temática para debater a reforma tributária. O evento prevê contar com todos os governadores, e o texto pode apresentar mudanças, conforme destacou Rodrigo Pacheco, presidente da Casa.
O presidente Lula poderá finalizar a reforma ministerial e acomodar nomes para ampliar a base de apoio do chamado Centrão. A expectativa é que as mudanças facilite a aprovação de projetos do governo no Congresso.
Ásia
Os mercados asiáticos subiram nesta segunda, depois de a China ter implementado mais medidas para apoiar os seus mercados acionistas, enquanto o foco se voltou para os principais indicadores das maiores economias do mundo esta semana. O otimismo em relação à China também ajudou os mercados a ignorarem os sinais agressivos do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, que disse que as taxas de juros dos EUA poderiam subir ainda mais para conter a inflação rígida.
SSE Composite: 3.098,64 (+1,13%)
Nikkei 225: 32.197,50 (+1,80%)
Hang Seng: 18.120,50 (+0,94%)
KOSPI: 2.543,41 (+0,96%)
Europa
As ações europeias negociam em alta nesta manhã, última semana de agosto. Os investidores avaliam a perspectiva de taxas de juros mais altas por parte do Banco Central Europeu (BCE), mas principalmente pelo Federal Reserve, dos EUA, enquanto aguardam os próximos dados econômicos no final da semana. No Reino Unido, os mercados permaneceram fechados devido a um feriado bancário.
Cotação dos principais índices europeus (8h15):
STOXX 600: (+0,52%)
DAX 30: (+0,47%)
FTSE 100: (Feriado)
CAC 40: (+0,63%)
FTSE MIB: (+0,85%)
IBEX 35: (+1,03%)
PSI: (+0,61%)
Agenda econômica
- Reino Unido: Feriado deixa os mercados fechados
- 08h00 – Brasil: Índice Nacional de Custo da Construção (Agosto)
- 08h00 – Brasil: Confiança da Construção (Agosto)
- 08h25 – Brasil: Boletim Focus
- 08h30 – Brasil: Volume de Crédito (Julho)
- 11h30 – EUA: Índice de Atividade das Empresas – Fed Dallas (Agosto)