
Um novo golpe surgiu na internet utilizando como pretexto o Desenrolar Brasil. Basicamente, golpistas estão espalhando links falsos e fraudulentos nas redes, com o objetivo de adquirir o pagamentos de endividados e roubar seus dados. Muitos desses links acabaram sendo impulsionados e contam com imagens do governo federal, do Serasa e de outras instituições para fraudar uma suposta legitimidade e enganar internautas.
De acordo com informações da Meta, só no Facebook, golpistas chegaram a investir cerca de R$ 3,5 mil a R$ 4 mil em propagandas na plataforma para alcançar cada vez mais internautas, registrando de 125 mil a 150 mil visualizações.
“30 MILHÕES de brasileiros com DÍVIDAS recebem GRANDE NOTÍCIA. Agora é Oficial, liberamos os descontos de forma on-line. Se você tem aquela pendência que tira o seu sono na hora de dormir, saiba que agora você pode realizar o acordo de todas elas com 99% de desconto!”, diz o anúncio, que reproduz a imagem do presidente Lula, do SPC Brasil e da Serasa. Uma vez que o internauta entra no link falso, ele vai para o site “desenrola-brasil.com”, onde deve fornecer seus dados.
Em suma, o site tem como objetivo atrair os endividados e assim conquistar seus pagamentos, prometendo quitar suas dívidas verdadeiras. Entretanto, é importante ressaltar que para participar do programa Desenrola Brasil, é preciso que o indivíduo procure seu banco diretamente. Ou seja, qualquer link de terceiros é considerado suspeito, já que não há intermediação ou liberação de descontos, não sendo das instituições financeiras que aderiram ao programa.