Não há como negar que uma das formas mais eficazes de proteger seu patrimônio na hora de investir é através da diversificação das aplicações.
Afinal de contas, quando você diversifica seu dinheiro entre ativos diferentes, consegue evitar perdas mais acentuadas que possam afetar determinado investimento – se isso acontecer, essa aplicação vai representar apenas um pequeno percentual dos seus recursos.
A equipe da corretora digital Avenue, com sede nos EUA., apresentou 4 estratégias muito úteis para que você consiga diversificar suas aplicações de forma simples e segura. Veja a seguir:
1 – Diversificar entre as classes de ativos
Cada classe de ativos tem suas próprias características e uma relação diferente de risco/retorno. Entre as classes de ativos temos as ações, renda fixa, imóveis, commodities, moedas, entre outros.
A primeira estratégia para diminuir o risco da carteira é justamente diversificar as suas aplicações entre as classes de ativos.
Por exemplo: as ações são ativos mais arriscados, mas que podem trazer retornos maiores no longo prazo. Já a renda fixa normalmente tem menos risco, mas o retorno também tende a ser menor. Na maior parte das vezes, as ações e os títulos de renda fixa andam em direções opostas quando o assunto é rendimento. Por isso, diversificar entre essas duas classes pode ser uma boa alternativa, sempre levando em consideração o seu perfil de investidor.
2 – Diversificação por setores
O mercado acionário é dividido entre diferentes setores, como por exemplo:
– Saúde
– Energia
– Consumo
– Financeiro
– Tecnologia
– Varejo
– Entre outros
Ao investir em diversos setores, você reduz o risco de ter a exposição concentrada em apenas um deles. Imagine que durante a crise de 2008 você só tivesse ações de empresas do setor financeiro. Você teria sofrido uma perda muito maior do que um investidor que também tinha ações do setor de saúde, por exemplo.
3 – Diversificar entre empresas grandes e pequenas
As empresas menores tendem a serem mais arriscadas, mas podem oferecer retornos maiores para o investidor. Já as empresas maiores são mais estáveis, mas tendem a ter retornos mais moderados também.
De acordo com a equipe da Avenue, é preciso levar em consideração diversos outros fatores, mas esse pode ser mais um dos filtros adotados para fazer a seleção dos ativos para sua carteira.
4 – Diversificação geográfica
Essa pode ser a diversificação mais importante de todas, afinal, deixar todo o capital investido em um único país pode representar riscos para o seu patrimônio.
A Avenue aponta que esse tipo de diversificação permite que você se beneficie das oportunidades em diferentes países e regiões, reduzindo a dependência de um único mercado e diminuindo os riscos fiscais e políticos de um único país.
Quer diversificar e lucrar com aplicações nos Estados Unidos? Abra agora mesmo sua conta na Avenue