
Na manhã desta terça-feira (14), os índices futuros dos Estados Unidos operam em alta, uma vez que os investidores aguardam a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do país. O consenso do mercado está projetando uma desaceleração da inflação norte-americana para 6% nos últimos 12 meses.
Apesar disso, o dado não será tão importante para a próxima decisão do Federal Reserve, em relação ao juros, como era antes. Isso porque a falência do Silicon Valley Bank (SVB) fez os agentes do mercado mudarem a expectativa sobre as taxas, com a possibilidade do BC norte-americano manter os juros como estão hoje.
A situação gerada pelo SVB está servindo de aposta para que o Banco Central do Brasil já pense em iniciar os cortes na taxa Selic, a despeito das tentativas do Ministério da Fazenda de realizar tal feito. O ministro Fernando Haddad, inclusive, deve levar a proposta do novo arcabouço fiscal para o vice-presidente, Geraldo Alckmin.
Na agenda de resultados, os principais destaques serão Méliuz (CASH3), Braskem (BRKM5), Localiza (RENT3), entre outros. Ontem, a Eletrobras (ELET3) reportou Ebitda de R$ 11,4 bilhões, queda de 18% em relação ao ano anterior.
Ásia e Europa
O mercado acionário asiático fechou em forte baixa hoje, com agressiva venda de ações de bancos em Tóquio e em outros mercados, enquanto investidores monitoram as consequências da recente quebra de dois bancos regionais dos Estados Unidos. A exposição direta a riscos das falências dos EUA na Ásia parece reduzida, mas não evitou os temores, derrubando os índices acionários da região.
Os mercados europeus operam em leve alta nesta manhã , com os tremores secundários do colapso do SVB continuando a se espalhar pelos mercados financeiros. Além disso, os dados de inflação dos Estados Unidos também ficarão no radar dos investidores.
Agenda econômica
- Opep divulga relatório mensal de petróleo
- Balanços após o fechamento: Braskem, CVC, Localiza/Unidas e Méliuz
- CAE do Senado vota convite para Campos Neto (BC) comparecer ao Congresso para explicar patamar da Selic
- Haddad reúne-se com Alckmin para apresentar proposta de arcabouço fiscal (8h30)
- Lula tem reunião com ministros da área social (9h)
- EUA: Inflação ao consumidor (CPI) de fevereiro (9h30)
- Tesouro faz leilão de NTN-B (11h)
- BC oferta até 14.785 contratos (US$ 739,250 milhões) em leilão de swap, em rolagem (11h30)
- Lula vai a evento da Frente Nacional dos Prefeitos (15h)
- EUA: API informa estoques de petróleo (17h30)
- EUA: Diretora do Fed Michelle Bowman discursa em evento sobre modernização do sistema bancário (18h20)
- China: Produção industrial de janeiro e fevereiro (23h)