
Nesta segunda-feira (12), a ministra Rosa Weber tomou posse de seu novo cargo como nova presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), tendo como vice-presidente o ministro Luís Roberto Barroso.
“Sejam as minhas palavras as de reverência incondicional à autoridade suprema da Constituição e das leis da República, de crença inabalável na superioridade ética e política do Estado democrático de Direito”, disse Rosa Weber durante sua posse.
Mesmo sendo recém eleita, a ministra terá um mandato curto como presidente uma vez que terá de se aposentar até outubro de 2023, pois completará 75 anos de idade, idade máxima para ser ministra, de acordo com a lei.
O presidente Jair Bolsonaro foi convidado para a cerimônia de posse, mas não compareceu. Mais cedo, Bolsonaro embarcou para São Paulo, onde tem compromissos da campanha de reeleição. O vice-presidente Hamilton Mourão também não esteve na cerimônia.