Segundo os autores, o projeto deve impulsionar a economia, fortalecer a rede de segurança social e conter as mudanças climáticas. Agora, o próximo passo é levar o documento ao Congresso para que seja votado nos próximos meses.
Tanto democratas quanto republicanos classificaram o projeto de lei de infraestrutura como um investimento atrasado para modernizar os transportes e impulsionar a economia à medida que os EUA se recuperam dos efeitos da pandemia do coronavírus.
Parte dos recursos devem ser destinados para estradas, pontes, aeroportos, hidrovias, ferrovias, transporte público, sistemas de água, rede elétrica e banda larga, entre outras áreas.
Embora a resolução do orçamento não entre em detalhes sobre as políticas, os democratas dizem que seu projeto incluiria diversos destinos. Entre os principais, cuidados com as famílias, programas de cuidados infantis, créditos tributários familiares, expansão do Medicare, além de faculdade comunitária gratuita, incentivos fiscais para a adoção de energia verde.
Tesouro
A proposta não aumentaria o teto da dívida federal. O Tesouro começou a usar as chamadas medidas extraordinárias neste mês para evitar que os EUA deixem de cumprir suas obrigações.
A senadora Elizabeth Warren em conjunto com a senadora Angus King devem apresentar uma proposta de tributar as corporações em 7% sobre os lucros acima de US $ 100 milhões que elas relatam aos investidores. Segundo assessores de Warren, a manobra arrecadaria US $ 700 bilhões de cerca de 1.300 empresas.