Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, fez uma declaração ao Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), nesta terça-feira (5), instigando o Conselho a adotar providências mais duras contra a Rússia.
O professor de relações internacionais, Bernardo Wahl, ressaltou que houve excessos de força por parte da Rússia na cidade de Bucha, se a narrativa da Ucrânia for real. “Existe um choque de narrativas”.
Nesse sentido, o professor afirmou que por um lado a narrativa da Ucrania que foca no suposto crime de guerra e genocídio cometido pela Rússia. Por outro lado, Wahl disse que a narrativa russa diz que tudo isso não passa de uma encenação.
“Existe um velho adágio que diz que quando a guerra se inicia, a primeira vítima é a verdade”, disse o professor de relações internacionais durante sua participação no BM&C Market.
Portanto, Wahl ressaltou que é necessária uma verificação independente, embora haja jornalistas que estão no local, e esses jornalistas têm confirmado a versão ucraniana ocidental.
Por fim, o professor destacou que o presidente ucranino encontra dificuldades para lidar com a grande potência russa, apesar de a resistência ucraniana ter se mostrado bastante desafiadora para Moscou. “Por isso, Zelensky levou a questão da guerra para o âmbito das Nações Unidas em busca da aplicação do direito internacional”.
Confira a análise na íntegra:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.