A BEE4, primeira bolsa de acesso regulada pela CVM e dedicada exclusivamente às pequenas e médias empresas, lançou o Rota FÁCIL, programa que busca preparar companhias brasileiras para o processo de abertura de capital, oferecendo todo suporte estratégico e subsídio dos custos de listagem, cobrindo a contratação de auditoria independente, assessoria jurídica e isenção de taxas de registro e listagem.
Com apoio da APEX Partners, uma plataforma de investimentos e serviços financeiros, com foco estratégico em mercados regionais, a iniciativa pretende democratizar o acesso das PMEs ao mercado de capitais, reduzindo as barreiras financeiras e burocráticas que normalmente afastam empresas menores desse tipo de operação. O projeto será exibido em formato de reality show na BM&C News.
O Rota FÁCIL foi idealizado pela BEE4 com o objetivo de, a partir de janeiro de 2026, quando entra em vigor o novo Regime FÁCIL da CVM, já tenhamos companhias totalmente prontas para abrir capital, realizando captações por meio de títulos de dívida (Notas Comerciais ou Debêntures) ou ações no mercado BEE4.
A iniciativa busca incentivar a preparação estratégica de PMEs e promover uma cultura em que o acesso ao mercado de capitais seja percebido como parte natural das estratégias de crescimento das empresas brasileiras.
Segundo a BEE4, a proposta é criar um caminho estruturado de capacitação, oferecendo consultoria e suporte para que empresas médias consigam crescer de forma sustentável, com acesso a investidores e maior transparência.
Quem pode participar
Podem se inscrever empresas com faturamento entre R$ 10 milhões e R$ 500 milhões, organizadas como Sociedade Anônima (S.A.) ou que estejam dispostas a migrar para esse modelo. O programa é voltado a negócios com histórico de gestão sólida, bom desempenho operacional e interesse em captar recursos via mercado.
A inscrição é gratuita e pode ser feita até 20 de novembro pelo site: https://bee4.com.br/rotafacil
Como o programa funciona
O Rota FÁCIL é composto por cinco etapas principais:
- Inscrição e diagnóstico inicial – As empresas se cadastram e passam por uma avaliação de maturidade financeira, de governança e de transparência.
- Análise técnica documental – Etapa eliminatória que verifica a adequação dos dados fornecidos e o estágio de conformidade da empresa.
- Banca técnica – Especialistas da BEE4 e provedores estratégicos, vão avaliar o quanto as companhias participantes estão prontas para passar pelo processo de auditoria e receber assessoria jurídica.
- Seleção final – Dez empresas são escolhidas para receber o pacote completo de benefícios do programa.
- Premiação especial – As três empresas de melhor desempenho ganham visibilidade adicional em ações de conteúdo e networking promovidas pela BEE4.
Benefícios oferecidos
As dez empresas selecionadas terão acesso a uma série de benefícios voltados à preparação para a listagem, incluindo:
Apoio na comunicação com investidores e no processo de estruturação financeira.
Primeira auditoria contábil com empresa independente;
Assessoria jurídica para abertura de capital;
Subsídio das taxas de listagem junto à CVM e à Bee4;
Capacitação em governança e transparência corporativa;
Mentorias com especialistas do mercado financeiro e de capitais;
Segundo a BEE4, o programa foi desenhado para formar um pipeline de empresas aptas a captar recursos e contribuir para o fortalecimento do ecossistema de investimentos do país.
Impacto esperado
O número de PMEs com acesso ao mercado de capitais no Brasil ainda é reduzido. A CVM estima que menos de 1% dessas empresas utilizam o mercado para captar recursos — um cenário que o Rota FÁCIL pretende transformar.
Ao oferecer uma estrutura de apoio técnico e financeiro, a BEE4 acredita que o programa pode abrir portas para que empresas de diferentes setores se tornem mais competitivas, inovadoras e atrativas para investidores.
Parceria e visibilidade
A APEX Partners atua como parceira institucional da iniciativa, reforçando o papel estratégico do programa na promoção de empresas brasileiras com potencial de expansão, inclusive internacional.
Além disso, o Rota FÁCIL ganhará um formato audiovisual, sendo acompanhado em episódios especiais na BM&C News, que mostrará os bastidores do processo de seleção e os desafios enfrentados pelas empresas participantes.
Inscrições abertas
As inscrições permanecem abertas até 20 de novembro, pelo site: https://bee4.com.br/rotafacil O regulamento completo e as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no link da página oficial do programa.
Veja mais notícias aqui. Acesse o canal de vídeos da BM&C News.