
A votação abre o processo de debate e alteração da proposta, que colocaria US $ 550 bilhões em transporte, banda larga e serviços públicos. Embora o pacote deva receber ajustes, a votação de ontem deixa senadores otimistas quanto a aprovação.
A votação foi de 67-32 para levar o projeto adiante. 17 republicanos e todos os 50 democratas votaram sim para o início dos trabalhos.
Os defensores do projeto o consideram como um investimento necessário que vai impulsionar a economia enquanto os EUA tentam emergir da pandemia do coronavírus.
Os democratas ainda tentam levar o projeto de lei bipartidário e seu pacote separado de US $ 3,5 trilhões para a mesa do presidente Joe Biden nos próximos meses. Este segundo plano tem como meta investimentos em creches, férias remuneradas, educação e medidas para conter a mudança climática.
Porém, a aprovação pode não ser tão fácil. Todos os democratas no Senado precisarão apoiar o pacote para aprová-lo sem votos republicanos.
É mais dinheiro sendo injetado na economia americana para manter a recuperação, mesmo que em velocidade de cruzeiro, em andamento.