BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Caged menor do que o esperado: “risco de desaquecimento” , avaliam economistas

Renata Nunes Por Renata Nunes
29/09/2025
Em Análises, ECONOMIA, INVESTIMENTOS E FINANÇAS, NACIONAL

O mercado de trabalho brasileiro apresentou sinais de desaceleração em agosto. Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), foram criadas 147.358 vagas formais no mês, número abaixo da mediana das projeções, que apontava 181.950 postos. O resultado também representa queda em relação a agosto de 2024, quando haviam sido gerados 232.513 empregos. Pelo dado sem ajuste sazonal, o saldo foi de apenas 68 mil vagas, o menor deste ano. E o menor para o mês, desde 2020.

No acumulado de 2025, o saldo é positivo em 1,50 milhão de empregos, enquanto nos últimos 12 meses o ganho é de 1,44 milhão de vagas. O estoque total de vínculos celetistas ativos atingiu 48,7 milhões, o que representa crescimento de 0,27% frente a julho.

Caged: Quais setores puxaram a geração de empregos?

A expansão foi concentrada em quatro dos cinco principais grupamentos econômicos. O setor de Serviços liderou a criação de vagas, com 81 mil novos postos, seguido por Comércio (32,6 mil), Indústria (19,1 mil) e Construção (17,3 mil). Apenas a Agropecuária registrou queda, com perda de 2,7 mil vagas. Dentro dos serviços, destacaram-se as áreas de administração pública, educação, saúde e seguridade social (+39 mil), além de alojamento e alimentação (+11,5 mil).

Leia Mais

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Senado instala comissão para investigar Banco Master

4 de fevereiro de 2026
Mercado de trabalho

Mercado de trabalho brasileiro vive a era da porta giratória

4 de fevereiro de 2026

Desempenho regional e evolução salarial, segundo o Caged

Todas as cinco regiões brasileiras apresentaram saldos positivos em agosto. O Sudeste respondeu por 63,7 mil novas vagas, seguido pelo Nordeste (+55,3 mil), Norte (+12,1 mil), Centro-Oeste (+11,5 mil) e Sul (+4,7 mil). Em termos estaduais, os maiores saldos foram registrados em São Paulo (+45,5 mil), Rio de Janeiro (+16,1 mil) e Pernambuco (+12,7 mil). Apenas Rio Grande do Sul (-1,6 mil) e Roraima (-262) tiveram desempenho negativo.

O salário médio real de admissão ficou em R$ 2.295,01, com alta de 0,56% em relação a julho. Houve avanço nos setores de indústria (+1,8%) e administração pública/educação/saúde (+1,9%), enquanto construção (-1,3%) e agropecuária (-0,7%) registraram recuos.

O que dizem os especialistas?

Para Leonardo Costa, economista do ASA, o resultado confirma a perda de fôlego da economia. “O resultado de 147 mil novas vagas em agosto reforça que a economia brasileira ainda consegue gerar empregos, mas o ritmo bem menor em relação ao ano passado mostra um sinal claro de desaquecimento. Quando o emprego desacelera, é porque as empresas já estão sentindo os efeitos de crédito restrito, margens pressionadas e menor confiança para expandir.”

André Matos, CEO da MA7 Negócios, vê no cenário um convite à reorganização. “O dado mostra resiliência, mas o fato de ser o pior agosto desde 2020 indica que a economia está avançando em ritmo mais lento. Esse quadro pressiona empresas a repensarem sua forma de operar, reforçando a disciplina de custos e a eficiência como pilares para preservar margens e competitividade.”

Já Carlos Braga Monteiro, CEO do Grupo Studio, acrescenta que os ciclos mais fracos exigem visão estratégica. “Nos ciclos de menor intensidade econômica, são justamente as organizações que conseguem cortar desperdícios e elevar performance interna que preservam empregos e se colocam em posição privilegiada para capturar oportunidades futuras.”

Perspectivas

Os dados do Caged de agosto reforçam um movimento de moderação no mercado de trabalho brasileiro. Embora o saldo positivo continue sendo um indicativo de resiliência, a desaceleração no ritmo de criação de vagas acende sinais de alerta para empresas e formuladores de políticas públicas. O desafio, segundo os especialistas, será transformar o momento de menor fôlego em oportunidade de eficiência e preparo para o próximo ciclo de expansão econômica.

Senado instala comissão para investigar Banco Master

A cidade brasileira que deu nome ao sanduiche mais famoso do pais se tornou uma das melhores cidades para se viver

Passo Zojila na Índia ganha fama por seus 3.528 metros de altitude, pois o trajeto estreito de lama no Himalaia é o único elo vital da região

BNDES libera R$ 280 mi para fábrica de bateria da transição energética

Imposto sobre painéis solares importados sobe para 25% e gera alerta no setor brasileiro

Com arquibancadas de inclinação extrema e 49.430 lugares, o Mestalla de 1923 tornou-se o estádio mais antigo e intimidante da liga espanhola

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.