BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

INSS 15/08 emite alerta para aposentados e pensionistas!

Ryan Cardoso Por Ryan Cardoso
15/08/2025
Em Direitos e Benefícios, INSS, ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O INSS recentemente emitiu um alerta importante para um grupo de aposentados e pensionistas. Aproximadamente 613 mil beneficiários em todo o país já contestaram descontos considerados indevidos, mas ainda não aderiram ao acordo de pagamento proposto. Essas entidades associativas descontaram valores dos benefícios sem apresentar justificativas ou provas documentais apropriadas ao INSS.

Para obter a devolução dos valores descontados indevidamente, não basta apenas contestar. É necessário aderir formalmente ao acordo de pagamento, o que pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou pessoalmente em uma agência dos Correios. Este processo é totalmente isento de custos e foi projetado para ser o menos burocrático possível. Uma vez realizado o procedimento, o dinheiro será depositado na mesma conta em que o beneficiário costuma receber seu benefício, já ajustado de acordo com a inflação medida pelo IPCA.

Leia Mais

Brasília (DF) 11/04/2023 Fachada do palácio do Supremo Tribunal Federal (STF) Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Após revés no STF, relatório da CPMI do INSS deve ser votado nesta sexta

27 de março de 2026
Mercado de trabalho

Mercado de trabalho brasileiro vive a era da porta giratória

4 de fevereiro de 2026

Quem pode participar do acordo?

Existem alguns critérios específicos que definem quem está apto a aderir ao acordo. Beneficiários que já contestaram descontos indevidos e não obtiveram respostas da entidade responsável em até 15 dias úteis estão qualificados. Aqueles que sofreram os descontos no período de março de 2020 a março de 2025 também estão inclusos. Além disso, beneficiários que possuem um processo na Justiça, desde que ainda não tenham recebido valores, também podem participar, mas precisam desistir da ação. Importante destacar que o INSS pagará 5% de honorários advocatícios para ações individuais movidas antes de 23 de abril de 2025.

Como funciona o processo de contestação e adesão?

O processo começa com a contestação do desconto indevido. Isso pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS, pela Central de Atendimento 135 ou em agências dos Correios. Uma vez feita a contestação, a entidade tem até 15 dias úteis para responder. Se não houver resposta, o sistema possibilita a adesão ao acordo. Essa adesão pode ser realizada diretamente pelo aplicativo Meu INSS ou, para quem preferir, presencialmente em agências dos Correios, já que a central 135 não realiza esse serviço.

Como fazer a adesão pelo aplicativo Meu INSS?

INSS 15/08 emite alerta para aposentados e pensionistas!
INSS – Créditos: depositphotos.com / fernandokazuo

Para aderir pelo aplicativo Meu INSS, o beneficiário deve seguir alguns passos simples. Primeiro, é necessário acessar o aplicativo com CPF e senha. Em seguida, deve-se ir em “Consultar Pedidos” e depois em “Cumprir Exigência”. Rolando até o último comentário, o beneficiário deve selecionar “Sim” em “Aceito receber” antes de enviar.

Vale ressaltar que a contestação dos descontos indevidos deve ser feita até 14 de novembro deste ano. Entretanto, a adesão ao acordo de ressarcimento continua disponível para aqueles que atendem aos critérios, mesmo após essa data.

Qual é o status atual das entidades?

Até o presente momento, as entidades responsáveis já apresentaram respostas para 1.167.720 pedidos. Estes documentos estão sob análise do INSS. Beneficiários cujas respostas estão em análise ainda não podem aderir ao acordo, mas serão notificados assim que seus casos forem resolvidos. Eles terão a opção de aceitar os documentos apresentados, contestar por falsidade ideológica ou indução ao erro, ou declarar que não reconhecem a assinatura.

A super cidade brasileira que cresceu isolada no meio do nada na maior floresta do planeta e tem 2 milhões de habitantes sem estrada ligando a outras capitais

A cidade com apenas 1 habitante por km² que disputa o título de menor população do Brasil e onde todo mundo se conhece pelo nome

Cientistas confirmaram que tubarões da Groenlândia vivem mais de 400 anos nas águas geladas

Com nove metros de extensão e dois metros de largura, o corredor selado há 4.500 anos na Grande Pirâmide revela dados sobre sua construção

Alta do querosene de aviação pressiona custos das companhias aéreas e acende alerta no setor

A rodovia colossal de 30 mil quilômetros que corta 14 países e conecta o Alasca até o extremo sul da Argentina

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.