BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Fórum de Lisboa: Tarcísio de Freitas alerta para avanço do crime organizado em setores econômicos

Renata Nunes Por Renata Nunes
04/07/2025
Em Análises

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, criticou à falta de articulação entre os entes federativos no combate ao crime organizado, durante sua participação no Fórum Jurídico de Lisboa. Segundo ele, a atuação das organizações criminosas ultrapassa fronteiras e exige uma resposta coordenada e urgente por parte do Estado brasileiro.

“É impossível pensar em combater o crime organizado sem cooperação federativa. O crime é transnacional. Temos que olhar para as faixas de fronteira, os portos, os aeroportos, as rodovias federais, estaduais e vicinais. Sem integração, não há chance de sucesso”, afirmou.

Tarcísio destacou a complexidade logística do Brasil e como essa realidade favorece a atuação do crime organizado, que se aproveita de brechas regulatórias e da fragilidade da fiscalização em setores estratégicos da economia.

“O tráfico internacional de drogas movimenta muito dinheiro. Parte expressiva dos homicídios no Brasil está relacionada à disputa por pontos de venda de drogas”, alertou.

Crime organizado infiltrado em setores econômicos

O governador apontou ainda a infiltração do crime organizado em áreas como combustíveis, resíduos sólidos, saúde e tecnologia. Segundo ele, há falhas estruturais que facilitam a lavagem de dinheiro, especialmente no setor de combustíveis.

“Por que é tão fácil lavar dinheiro em determinados setores? Por que ainda é tão simples obter regimes especiais tributários em alguns estados, mesmo quando se está internalizando um tipo de combustível, mas comercializando outro?”, questionou Tarcísio, citando o uso indevido de regimes fiscais e a demora na aplicação da solidariedade tributária.

Ele criticou a não aprovação da chamada “lei do devedor contumaz”, que, segundo ele, seria um instrumento fundamental no combate à lavagem de dinheiro.

Leia Mais

Euforia nos mercados: em dia de Super Quarta, Ibovespa atinge máxima histórica

Ibovespa fecha em forte alta e renova máximas históricas

3 de fevereiro de 2026
IBOVESPA

Ibovespa bate recorde intraday e rompe 187 mil pontos

3 de fevereiro de 2026

Prefeitos como aliados na prevenção ao crime organizado

Outro ponto destacado por Tarcísio foi a importância da atuação dos prefeitos na contenção do avanço do crime organizado. Ele defendeu o fortalecimento dos critérios de contratação de organizações sociais de saúde e melhorias nos processos de gestão de resíduos sólidos.

“Precisamos abraçar os prefeitos e ajudá-los a blindar suas cidades da infiltração criminosa. O crime vem se sofisticando e ocupando espaços antes dominados pelo poder público”, alertou.

Cibercrime como nova fronteira da criminalidade

Tarcísio também demonstrou preocupação com o avanço do cibercrime no Brasil e apontou esse fenômeno como uma nova oportunidade de desmantelar redes criminosas por meio do monitoramento e da inteligência digital.

“O número de crimes cibernéticos é assombroso, mas se conseguirmos monitorar esses grupos, podemos puxar o fio da meada e prender muitas lideranças do crime organizado”, declarou.

O governador concluiu ressaltando que o sucesso no enfrentamento da violência no Brasil passa pela desarticulação financeira das organizações criminosas. “Combater a monetização do crime é essencial para restabelecer a autoridade do Estado e proteger os mais vulneráveis”, finalizou.

Leia mais notícias e análises clicando aqui

Conheça nosso canal no YouTube

Elas “bebem” e respiram sem usar a boca: cientistas explicam superpoder biológico da pele das rãs

Família restaura fonte esquecida nas montanhas e ela volta a abastecer a casa com água pura após décadas abandonada

As 8 inovações que transformaram em “super-humanos” os trabalhadores da construção

Chuva de troncos: por que helicópteros estão jogando milhares de árvores inteiras em rios dos EUA?

Mega-Sena terça-feira 03/02/2026 2968: Confira os números sorteados e o valor do prémio

Com 40,44 metros de altura, o Cristo de la Concordia na Bolívia virou a maior estátua de Jesus na América Latina, superando o monumento do Rio

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.