BM&C NEWS
  • 🔴 AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 🔴 AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

O segredo por trás do novo curso do MEC para educadores!

Laila Por Laila
11/04/2025
Em Educação

O Ministério da Educação (MEC) está disponibilizando um curso gratuito e totalmente online, com 4 mil vagas, voltado para professores da Educação Básica. Esta iniciativa busca aprimorar as habilidades pedagógicas dos educadores, integrando a tecnologia de forma eficaz em suas práticas de ensino. Com uma carga horária de 180 horas, o curso promete ser uma excelente oportunidade para tornar as aulas mais dinâmicas e envolventes.

O curso, denominado Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia, é autoinstrucional, permitindo que os participantes avancem em seu próprio ritmo. Não há necessidade de passar por um processo seletivo; basta realizar a inscrição para garantir a vaga. Essa flexibilidade é um dos atrativos do programa, que visa completar a formação tecnológica dos educadores.

Quais são os módulos do curso?

O curso é estruturado em cinco módulos, cada um abordando aspectos fundamentais para a aplicação da tecnologia na educação. Esses módulos foram cuidadosamente elaborados para oferecer uma formação prática e teórica, focando nas tendências educacionais contemporâneas. Os tópicos incluem:

  • Cultura Maker: Enfatiza a educação colaborativa, incentivando um ambiente de ensino participativo e prático.
  • Ensino Híbrido: Ensina a combinar interações síncronas e assíncronas, proporcionando flexibilidade no aprendizado.
  • Recursos Educacionais Digitais (REDs): Capacita os professores a utilizar ferramentas digitais para tornar as aulas mais interativas.
  • Ensino de Línguas Estrangeiras: Oferece estratégias para integrar tecnologia no ensino de idiomas, como inglês e espanhol.
  • Ensino de Arte com Tecnologias: Explora metodologias que tornam o ensino de arte mais criativo e interativo.
O segredo por trás do novo curso do MEC para educadores!
Empresária sorridente olhando para a câmera – Créditos: depositphotos.com / AllaSerebrina

Objetivos e certificação do curso

O principal objetivo do curso é capacitar os professores a incorporar tecnologias educacionais em suas práticas diárias. Segundo o MEC, os objetivos incluem a promoção de novas formas de ensino e aprendizagem, o incentivo ao uso de tecnologias acessíveis e a aplicação de atividades práticas que aprimoram o ensino em sala de aula. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado de aperfeiçoamento reconhecido pelo MEC, desde que concluam o curso em até 45 dias e alcancem uma média de 6,0 nas atividades avaliativas.

Leia Mais

Profissões que não deveriam aceitar a mediocridade como padrão

22 de maio de 2026
Curso gratuito de inglês online abre 400 vagas no IFSULDEMINAS

Curso gratuito de inglês online abre 400 vagas no IFSULDEMINAS

29 de setembro de 2025

Como se inscrever no curso?

As inscrições para o curso podem ser realizadas através da Plataforma AVAMEC, do Ministério da Educação. Após a inscrição, os participantes podem iniciar imediatamente as atividades, garantindo um aprendizado contínuo. As vagas são limitadas, portanto, é aconselhável que os interessados se inscrevam o quanto antes para não perderem a oportunidade de aprimorar suas habilidades pedagógicas com o uso da tecnologia.

Em suma, esta iniciativa do MEC visa não apenas melhorar a qualidade do ensino, mas também preparar os educadores para os desafios da educação moderna, onde a tecnologia desempenha um papel cada vez mais crucial. A oferta de um curso tão abrangente e acessível demonstra o compromisso do Ministério em promover a inovação e a excelência na educação básica.

Petróleo e tarifas colocam Fed sob pressão e reforçam busca por diversificação

BM&C News integra sabatina com pré-candidatos à Presidência

Na Expert, Galípolo evita sinalizar próximo passo da Selic mas reforça ‘calibragem’ das expectativas

Trump diz que Irã adota postura mais séria em negociações

Ibovespa cai mais de 1% pressionado por petróleo e bancos

Tarifas dos EUA atingem mais de 23% das exportações brasileiras

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
redacao@bmcnews.com.br

Comercial:
comercial@bmcnews.com.br

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AGENDAS BM&C
    • BRASIL PRODUTIVO
      • Mercado de Capitais
      • Inovação travada
    • CONTA BRASIL
      • Combustível Brasil
    • BRASIL QUE INOVA
    • BRASIL QUE EMPREENDE
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ELEIÇÕES 2026
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • CASO MASTER
  • PETRÓLEO E ENERGIA
  • INTERNACIONAL
  • PROGRAMAS BM&C
    • BM&C BUSINESS
    • BM&C STRIKE
    • BM&C TALKS
    • BM&C VISÕES
    • CONEXÃO SEGURA
    • GLOBAL WALLET
    • LEADERS CONNECTION
    • MANHATTAN CONNECTION
    • MANIFESTE-SE
    • MERCADO & BEYOND
    • MONEY REPORT
    • PAINEL BM&C
    • PAPO DE DINHEIRO
    • REPCAST
    • ROTA FÁCIL
    • SMART MONEY
    • WALL STREET CAST
  • CANNES LIONS
  • BRAZILIAN WEEK 2026
  • OPINIÃO
    • ALUIZIO FALCÃO FILHO
    • BRUNO CORANO
    • CARLOS HONORATO
    • ESTEVÃO SECCATTO
    • FABIO ONGARO
    • FABRIZIO GUERATTO
    • FRANCISCO ALVES
    • LIANE GARCIA
    • MARCO SARAVALLE
    • MARCUS VINÍCIUS DE FREITAS
    • MIGUEL DAOUD
    • RENATO BATISTA
    • RUI DAS NEVES
    • VANDYCK SILVEIRA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.