BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Semana econômica movimentada: dados do PIB, mercados e indicadores globais no radar

Renata Nunes Por Renata Nunes
02/12/2024
Em MERCADOS

A primeira semana de dezembro promete agitar os mercados financeiros com uma agenda recheada de indicadores econômicos e eventos globais. Entre os destaques estão a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre no Brasil, dados de emprego nos Estados Unidos e decisões de política monetária na Índia. Confira os principais acontecimentos esperados entre os dias 1º e 6 de dezembro.

Agenda Nacional: PIB, Produção Industrial e Inflação

Já na segunda-feira (2), o Brasil inicia a semana com o Relatório Focus do Banco Central e o IPC-S (novembro) divulgado pela FGV, enquanto investidores aguardam o desempenho do mercado com a primeira prévia da carteira teórica do Ibovespa para 2024. O IBGE apresentará o PIB do terceiro trimestre, na terça-feira (3), com análises detalhadas sobre o desempenho da economia. Também serão divulgados o IPC (novembro) pela Fipe e dados sobre a balança comercial. Na quarta-feira (4), a produção industrial de outubro será revelada, trazendo mais detalhes sobre o setor manufatureiro, enquanto o mercado acompanha indicadores globais que podem influenciar o câmbio e as bolsas. E fechando a agenda nacional, na sexta-feira (6) o índice IGP-DI (novembro), será divulgado pelos FGV.

Agenda Internacional: Payroll, PMIs e Livro Bege nos EUA

A semana começa no domingo (1), à noite com a divulgação dos PMIs de novembro, fornecendo um termômetro das atividades industrial e de serviços nas duas potências asiáticas, China e Japão.

Estados Unidos
Os dados de emprego serão destaque, com o payroll, que será divuldago na sexta-feira (6), a taxa de desemprego e o salário médio por hora. Também será divulgado o Livro Bege do Federal Reserve, na quarta-feira (4) com uma análise detalhada das condições econômicas dos 12 distritos americanos.

Leia Mais

Créditos: depositphotos.com / rmcarvalhobsb

Histórico mostra que corte de juros tende a impulsionar o Ibovespa

10 de janeiro de 2026
Mercados globais se preparam para mais instabilidade em meio ao conflito em Israel

Ibovespa fecha semana em alta e acumula ganho próximo de 2%

9 de janeiro de 2026

Europa e Reino Unido
Os indicadores de PMI de serviços e composto (novembro), além da produção industrial na Alemanha e na França, estarão no radar.

Desempenho dos Mercados em Novembro
Brasil:
O Ibovespa caiu 3,12% em novembro e acumula queda de 6,35% em 2024. Petrobras teve alta de 8,29% no mês, enquanto a Vale caiu 5,29%.

Internacional:
Em Nova York, o Dow Jones (+7,54%), S&P 500 (+5,73%) e Nasdaq (+6,21%) tiveram um novembro positivo, acumulando altas expressivas em 2024: 19,16%, 26,47% e 28,02%, respectivamente.

Commodities e Câmbio:
O ouro (-3,4%) e o cobre (-6,23%) caíram em novembro, enquanto o dólar comercial subiu 3,81%, acumulando alta de 23,66% no ano.

Perspectivas e Impactos

A expectativa é de que os dados do PIB no Brasil e do Payroll nos Estados Unidos sirvam como termômetros para as decisões econômicas dos próximos meses. O desempenho das bolsas, tanto no Brasil quanto no exterior, reflete os desafios de equilíbrio entre inflação, juros e crescimento econômico.

Com uma agenda tão robusta, investidores e economistas estão atentos aos desdobramentos para ajustar suas estratégias no fechamento de 2024 e início de 2025.

Jovem casal constrói sozinho em 349 dias uma casa dos sonhos com dois andares em um campo verde no meio da natureza

Com uma área de 15 quilômetros quadrados e suas famosas redes na água, a lagoa virou o oásis de relaxamento de Jericoacoara

Milhares de laranjas são espremidas em minutos para virar suco: a jornada da fruta até a sua mesa

Esqueça os produtos caros: veja como limpar janelas emperradas usando apenas vinagre

O jardim do gigante: a cidade mineira cercada por paredões de pedra que parecem ter sido cortados à mão

80 metros quadrados, um projeto moderno com resistência ao calor e frio, lareira central, sendo perfeito para viver com tranquilidade

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.