BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Opinião: “A dificuldade de entender o comportamento dos adversários”

Aluizio Falcão Filho Por Aluizio Falcão Filho
18/10/2024
Em OPINIÃO

Muitas vezes, o ambiente político é sacudido por ações difíceis de entender, como a divulgação, por Pablo Marçal (então candidato à prefeitura de São Paulo), de um laudo médico falsificado sobre o oponente Guilherme Boulos. Qualquer pessoa estranharia o pretenso documento – e, em se tratando de alguém que estava em plena campanha eleitoral, era de se esperar que houvesse alguma checagem de informações. Marçal, porém, nem quis conferir as informações contidas no laudo. Fez uma postagem nas redes sociais e tocou fogo no parquinho.

Até hoje, muito gente não entendeu o que o candidato do PRTB queria com essa divulgação. O deputado federal Eduardo Bolsonaro, nesta semana, fez uma “live” na qual contou sua teoria sobre o episódio. “Será que o Marçal queria ganhar a eleição? É óbvio que aquilo [a divulgação do laudo falso] seria um tiro no pé. Eu acho que a missão dele é desgastar o [ex-presidente Jair] Bolsonaro. Pra mim, ele não queria ganhar a eleição. Ele está esperando uma condenação para se pintar ainda mais de antissistema e vender curso pra caramba”, afirmou o parlamentar, que não é adversário de Marçal, mas tem serias críticas contra ele.

Toda a vez que estamos diante de uma situação difícil de compreender – como é o caso de Pablo Marçal e o documento falsificado –, tentamos encaixar o que aconteceu dentro de nossa linha de raciocínio. E geralmente produzimos conclusões estapafúrdias.

Em 2019, o irmão de Eduardo, o senador Flávio, foi acusado de utilizar uma franquia de loja de chocolates para lavar dinheiro (entre 22 de novembro a 7 de dezembro de 2015, por exemplo, o estabelecimento recebeu pagamentos em dinheiro vivo quase equivalente aos efetuados através de cartões – algo totalmente fora dos padrões) para ocultar esses pagamentos dos adversários políticos.

Imediatamente, as redes sociais começaram a discutir uma tese segundo a qual aquilo tudo seria uma “pegadinha” do então presidente eleito para desmoralizar os veículos de comunicação. Foi uma tentativa de encaixar um fato aparentemente inexplicável a uma narrativa ideológica.

Leia Mais

Impacto global da DeepSeek afeta ações da WEG (WEGE3), entenda porque

Weg aprova dividendo complementar e anuncia plano bilionário de remuneração

28 de novembro de 2025
Seguro celular, pessoa mexendo no celular.

Seguro de celular sem burocracia: o diferencial da Globus Seguros

28 de novembro de 2025

No caso do laudo falso, como na maioria das gafes cometidas na cena política, a explicação mais simples é geralmente a mais provável. Marçal é uma pessoa impulsiva, agressiva e descuidada. Ele recebeu o documento falsificado e, triunfante, acreditou estar em posse de uma prova cabal daquilo que falava desde o início de sua campanha – a acusação (sem evidências reais) de que Boulos era usuário de drogas.

Sem efetuar nenhuma checagem, como fazem os cidadãos comuns, passou a fake news para frente e achou que iria, com isso, ganhar a eleição no primeiro turno. Ocorreu o contrário: o gesto de Marçal foi crucial para que ele perdesse o gás nos últimos dois dias de campanha e ficasse de fora do segundo turno. A derrota foi um golpe duro contra os adversários de Boulos.

Para entender o incompreensível que surge das atitudes dos adversários, na vida política ou nos acontecimentos do dia a dia, precisamos realizar o mais difícil exercício de empatia: tentar raciocinar como os nossos oponentes pensam. O ato de nos colocar nos sapatos de outra pessoa é mais fácil quando gostamos deste indivíduo ou até quando somos neutros em relação a ele. Mas quando nós temos algum tipo de ojeriza em relação ao adversário, é quase impossível compreender como ele pensa.

Mesmo assim, esse é um exercício importantíssimo – seja na política ou na vida pessoal e corporativa.

Coluna escrita por Aluizio Falcão Filho jornalista, articulista e publisher do portal Money Report, Aluizio Falcão Filho foi diretor de redação da revista Época e diretor editorial da Editora Globo, com passagens por veículos como Veja, Gazeta Mercantil, Forbes e a vice-presidência no Brasil da agência de publicidade Grey Worldwide

As opiniões transmitidas pelos nossos colunistas são de responsabilidade do autor e não refletem, necessariamente, a opinião da BM&C News.


Opinião: “Precisamos falar sobre Bolsa Família e programas similares”

Cuidado, golpistas estão usando seus dados vazados para desviar seu salário para outra conta

Com seu teto retrátil e fachada de aço, a arena virou o templo futurista do Real Madrid e um dos estádios mais modernos do mundo

Novo salário mínimo decretado em 2026 ultrapassa os R$ 1.620 e já esta valendo no Brasil

Com 161m de altura e inspirado no Empire State, a estrutura virou um ícone de SP e um farol cultural no coração da cidade

A ameaça invisível que pode fazer um dos queijos mais amados do mundo desaparecer das prateleiras

Se você tem borra de café em casa, você tem um tesouro: 5 maneiras de usar que você nunca imaginou

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.