
Em reunião realizada pelas autoridades do Federal Reserve, a taxa de juros nos Estados Unidos foi mantida entre zero e 0,25%, apontou a ata do Fed em encontro do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto, e tradução livre) em 21 e 22 de setembro, divulgada nesta quarta-feira (22).
“O Federal Reserve está comprometido em usar uma grande gama de ferramentas para apoiar a economia dos Estados Unidos neste período de desafios, assim, promovendo seus objetivos de emprego e estabilidade de preços”, disseram as autoridades em comunicado.
“O Comitê decidiu manter a faixa-alvo para a taxa de fundos federais de zero a 0,25% por cento e espera que seja apropriado manter essa faixa-alvo até que as condições do mercado de trabalho tenham alcançado níveis consistentes com as avaliações do Comitê do máximo emprego e da inflação aumentaram para 2% e estão a caminho de exceder moderadamente 2% por algum tempo”, destacam.
Veja mais:
- Ibovespa avança com alta nos preços das commodities e exterior positivo
- Destaques da Bolsa: Ações de siderúrgicas sobem com alta do minério de ferro; Petrobras e PetroRio seguem em alta
A ata enfatizou a questão da vacinação na pandemia como fatores decisivos para a recuperação econômica. “Com o progresso nas vacinações e um forte apoio político, os indicadores de atividade econômica e de emprego continuaram a se fortalecer. Os setores mais afetados pela pandemia melhoraram nos últimos meses, mas o aumento dos casos de COVID-19 retardou sua recuperação”, afirma o comunicado.
As autoridades do Fomc finalizam deixando em aberto a possibilidade de ajustar sua política monetária caso os indicadores de saúde e emprego mostrem piora. “O Comitê estaria preparado para ajustar a postura da política monetária conforme apropriado caso surgissem riscos que pudessem impedir o cumprimento dos objetivos do Comitê”, disseram. “As avaliações do Comitê levarão em conta uma ampla gama de informações, incluindo leituras sobre saúde pública, condições do mercado de trabalho, pressões e expectativas de inflação e desenvolvimentos financeiros e internacionais.”
Outros dados divulgados pelo Fed:
- Projeção da inflação este ano foi elevada de 3,4% para 4,2% e para 2022, de 2,1% para 2,2%;
- Projeção de desemprego em 2021 foi elevada de 4,5% para 4,8%; mantém projeções de 3,8% em 2022 e 3,5% em 2023;
- Projeção para o crescimento do PIB em 2021 foi reduzida de 7,0% para 5,9%; eleva para 2022 de 3,3% para 3,8%.
Neste momento, os principais índices dos Estados Unidos reagem a ata do Fomc, junto com o discurso do presidente do Fed Jerome Powell. Às, 16h20, S&P 500 está operando em +1,26% (4.409,10), o Nasdaq registra +1,28% (14.934,80), enquanto o Dow Jones está em +1,38% (34.387,69).
O dólar, por sua vez, saiu da estabilidade, registrava queda e sofreu uma virada. Às 16h20, a moeda está em alta de 0,23%, a R$ 5,299.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.