BM&C NEWS
  • 🔴 AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 🔴 AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Verão infernal: Brasil e mundo sofrem com ondas de calor em 2025

BMCNEWS Por BMCNEWS
27/01/2025
Em previsão do tempo, ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Met Office, referência mundial em meteorologia, antecipa que 2025 será um dos anos mais quentes já registrados, superado apenas por 2024 e 2023. Embora a intensidade do calor possa diminuir ligeiramente, ele continuará a ser extremo. Projeções do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e de outras instituições indicam que 2025 será marcado por temperaturas elevadas.

Essas previsões baseiam-se em modelos climáticos que permitem uma análise detalhada de até três meses. No entanto, as tendências ao longo do ano indicam pouca esperança para mudanças significativas que possam alterar esse cenário caloroso. A crescente concentração de gases de efeito estufa permanece como a principal causa do aumento da temperatura global.

Por que o Calor Continua a Predominar?

O ano de 2024 foi testemunha de recordes de temperatura, sendo o primeiro a atingir uma média global de 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. Esse fenômeno extrema-se mediante a elevada concentração de gases de efeito estufa, que intensificam o aquecimento global. Desde a década de 1970, é registrado um aumento gradual das temperaturas no Hemisfério Sul, especialmente no Brasil, onde a situação se agrava.

Leia Mais

Robô Icefin ilumina rachaduras sob a Geleira Thwaites

Cientistas perfuraram 600 metros de gelo na Antártida e enviaram um robô submarino até a base da Geleira do Juízo Final, onde fendas gigantes canalizam água quente e aceleram um colapso capaz de mudar litorais no mundo inteiro

19 de maio de 2026
O Glaciar Thwaites, com 120 km de largura e dimensões comparáveis ao território da Grã-Bretanha, derrete por baixo, não por cima

Com 80 quilômetros e custo bilionário, barreira submarina flexível pode tentar frear o derretimento do Glaciar Thwaites

13 de maio de 2026

Adicionalmente, o fenômeno do El Niño contribuiu ao aquecimento dos oceanos em 2024, impulsionando ainda mais a alta das temperaturas. Para 2025, a expectativa é que o calor diminua levemente, dado que ainda não há previsão para um novo El Niño. Entretanto, isso não implica uma redução significativa do aquecimento.

Quais Regiões do Brasil Serão Mais Afetadas?

Conforme o Instituto Nacional de meteorologia (Inmet), as regiões Norte e Nordeste do Brasil podem experimentar cenários mais severos, com temperaturas de até 1°C acima da média. As previsões para os primeiros três meses de 2025 indicam que o calor será mais intenso nestas áreas.

Essas previsões reiteram uma tendência observada ao longo das últimas décadas: um clima cada vez mais quente devido a fatores tanto naturais quanto induzidos por atividades humanas. A ausência de um El Niño significativo em 2025 pode mitigar parcialmente, mas não eliminar, o impacto do calor extremo.

Créditos: depositphotos.com / Rangizzz

Quais Eventos Extremos Podemos Esperar para 2025?

Eventos climáticos extremos marcaram o ano de 2024, com chuvas intensas e destruição em várias partes do mundo. Por trás disso, está o aquecimento dos oceanos, que potencializa tempestades e outros eventos climáticos adversos. Em 2025, esses desastres podem continuar devido ao estado aquecido dos oceanos.

Os oceanos capturam calor e, com as águas mais quentes, a evaporação aumenta, levando a chuvas intensas. Isso gera cenários imprevisíveis de enchentes e tempestades, complicando a previsão de desastres em breve. No entanto, a comunidade científica segue monitorando de perto para mitigar os possíveis impactos.

Expectativas de Chuva e a Prolongada Seca no Brasil

A expectativa de uma forte La Niña em 2024 foi frustrada por sua fraca manifestação. O fenômeno não terá impacto significativo nas chuvas no início de 2025, mantendo as precipitações abaixo da média. A seca que começou em junho de 2023 continua a impactar negativamente diversas regiões do Brasil, dificultando a recuperação hídrica.

Com previsões de chuvas abaixo da média e temperaturas elevadas, a seca deve persistir, especialmente na região central do Brasil. A recuperação plena das condições hídricas pode exigir vários meses de chuvas acima da média, o que ainda não se encaixa nas projeções atuais.

O cenário para 2025 se desenha como mais um ano de desafios climáticos, e o caminho para sua mitigação passa pela revisão das metas globais de redução de emissões e pela preparação das cidades frente a eventos extremos. O Brasil, ao sediar a Conferência do Clima da ONU, pode desempenhar um papel fundamental na busca por soluções sustentáveis e eficazes em resposta aos desafios impostos pelas mudanças climáticas.

Petróleo e tarifas colocam Fed sob pressão e reforçam busca por diversificação

BM&C News integra sabatina com pré-candidatos à Presidência

Na Expert, Galípolo evita sinalizar próximo passo da Selic mas reforça ‘calibragem’ das expectativas

Trump diz que Irã adota postura mais séria em negociações

Ibovespa cai mais de 1% pressionado por petróleo e bancos

Tarifas dos EUA atingem mais de 23% das exportações brasileiras

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
redacao@bmcnews.com.br

Comercial:
comercial@bmcnews.com.br

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AGENDAS BM&C
    • BRASIL PRODUTIVO
      • Mercado de Capitais
      • Inovação travada
    • CONTA BRASIL
      • Combustível Brasil
    • BRASIL QUE INOVA
    • BRASIL QUE EMPREENDE
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ELEIÇÕES 2026
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • CASO MASTER
  • PETRÓLEO E ENERGIA
  • INTERNACIONAL
  • PROGRAMAS BM&C
    • BM&C BUSINESS
    • BM&C STRIKE
    • BM&C TALKS
    • BM&C VISÕES
    • CONEXÃO SEGURA
    • GLOBAL WALLET
    • LEADERS CONNECTION
    • MANHATTAN CONNECTION
    • MANIFESTE-SE
    • MERCADO & BEYOND
    • MONEY REPORT
    • PAINEL BM&C
    • PAPO DE DINHEIRO
    • REPCAST
    • ROTA FÁCIL
    • SMART MONEY
    • WALL STREET CAST
  • CANNES LIONS
  • BRAZILIAN WEEK 2026
  • OPINIÃO
    • ALUIZIO FALCÃO FILHO
    • BRUNO CORANO
    • CARLOS HONORATO
    • ESTEVÃO SECCATTO
    • FABIO ONGARO
    • FABRIZIO GUERATTO
    • FRANCISCO ALVES
    • LIANE GARCIA
    • MARCO SARAVALLE
    • MARCUS VINÍCIUS DE FREITAS
    • MIGUEL DAOUD
    • RENATO BATISTA
    • RUI DAS NEVES
    • VANDYCK SILVEIRA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.