A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o avião presidencial VC-1, que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua comitiva, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (1º). Lula estava na capital mexicana participando da posse da nova presidente do México, Claudia Sheinbaum, e deveria retornar ao Brasil ainda hoje em outra aeronave.
O avião, que decolou com destino ao Brasil, teve que retornar e sobrevoar a região da Cidade do México para queimar combustível antes de pousar novamente. Segundo a FAB, todos os procedimentos de segurança foram realizados com sucesso, e os pilotos aguardam o consumo necessário de combustível para que a aeronave possa pousar de forma segura no aeroporto de origem.
Problema Técnico e Procedimentos Adotados
A FAB não detalhou o problema técnico enfrentado pelo avião presidencial, mas informou, em nota assinada pelo comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, que as medidas de segurança foram aplicadas de acordo com os protocolos.
O texto da FAB afirma: “Informo que a aeronave presidencial VC-1, que transporta o Senhor Presidente da República no trecho entre o México e o Brasil, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (01/10). Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília.”
Voo Presidencial Rastreador
O trajeto do avião presidencial está sendo acompanhado pelo site ADS-B Exchange, uma das únicas plataformas que ainda identificam o jato presidencial, já que a FAB bloqueou o rastreamento do avião nas principais páginas de monitoramento de voos, como FlightRadar24 e Radarbox.
Segundo informações do governo brasileiro, uma hipótese levantada foi a possível colisão com um pássaro na turbina da aeronave, mas essa versão ainda precisa de confirmação.
Quem Acompanha o Presidente
Além do presidente Lula, estão a bordo do avião a primeira-dama, Janja Lula da Silva, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e o diretor de política monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, além de assessores e outros integrantes da comitiva.
Próximos Passos
O retorno ao Brasil deve ocorrer em outra aeronave, após o pouso e troca do avião presidencial. O presidente Lula esteve no México em visita oficial por dois dias, após participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, na semana passada. A comitiva presidencial segue em comunicação constante com o Palácio do Planalto e informou que a situação está sob controle.