Os filmes e séries com Jenna Ortega estão em alta em Hollywood. Conhecida pela série adolescente Wandinha, a atriz está nas telonas com o filme Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice, sequência da famosa comédia de terror dirigida por Tim Burton. Entretanto, mesmo jovem, Ortega tem outros longas e séries de sucesso como A Vida Depois (2021), X: A Marca da Morte (2022) e o igualmente recente A Garota de Miller (2024).
Grande parte da filmografia de Ortega está disponível no Brasil em plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, Apple TV+, Google Play Filmes e mais. Para saber o que maratonar, organizamos os 8 principais destaques da carreira de Jenna Ortega. Neles todos há informações sobre elenco, enredo e notas da imprensa e onde assistir. Veja, a seguir.
1. A Babá: Rainha da Morte (2020)
Um dos primeiros filmes de Jenna Ortega quando chegou na maioridade foi a comédia de terror A Babá: Rainha da Morte, sequência do filme A Babá (2017) que é exclusivo da Netflix. O filme se passa dois anos após os eventos do primeiro filme. Após escapar do culto satanista liderado por sua babá Bee, o estudante Cole tenta seguir com sua vida normal ao ingressar no ensino médio. O que ele não esperava é que antigos inimigos ligados ao culto satânico voltaram. Para combatê-los, o jovem precisa da ajuda de seus amigos, especialmente de Phoebe, uma nova estudante que desperta seu interesse amoroso.
A atriz é uma das protagonistas com os astros teen Judah Lewis, Samara Weaving, Emily Alyn Lind, Robbie Amell, Bella Thorne e mais. Dirigido por McG, o longa tem nota 5,8 no IMDb e aprovação de 45% no Rotten Tomatoes.
2. A Vida Depois (2021)
Após estrelar algumas comédias e demais filmes para TV e streaming, a carreira de Ortega atingiu um ponto alto ao estrelar o elogiado drama A Vida Depois, exclusivo da Max (antiga HBO Max). A estudante do ensino médio Vada Cavell passa por um evento traumático após sobreviver a um tiroteio em massa na sua escola. O evento muda radicalmente a percepção da jovem sobre seus relacionamentos familiares e interpessoais. Enquanto faz terapia para cuidar de sua saúde mental, ela tem uma aproximação íntima com Mia Reed, outra sobrevivente do tiroteio.
O trabalho de estreia da atriz Megan Park na direção e roteiro conta com Maddie Ziegler, Julie Bowen e John Ortiz no elenco principal. O longa apresenta 91% de aprovação no Rotten Tomatoes, além de nota 7 no IMDb.
3. X: A Marca da Morte (2022)
Deixando de lado a comédia de terror, Jenna Ortega integrou o elenco do slasher de época X: A Marca da Morte, filme de terror com o selo da A24. No final da década de 1970, uma pequena produtora de filmes pornográficos vai até uma fazenda isolada no Texas para gravar mais uma produção. O grupo se depara com a curiosidade dos idosos que são donos da propriedade rural. Quando eles descobrem o motivo da visita, a noite de todos eles não será mais a mesma. Ortega interpreta Lorraine, a técnica de áudio da equipe.
O longa é o primeiro capítulo da trilogia criada pelo cineasta Ti West. O protagonismo fica por conta de Mia Goth, Martin Henderson, Stephen Ure, Owen Campbell, Brittany Snow e o rapper Kid Cudi. Está disponível nas locadoras do Amazon Prime Video, Apple TV+, Google Play Filmes e YouTube. As notas são de 6,5 no IMDb e aprovação de 94% no Rotten Tomatoes.
4. Pânico 5 (2022)
A trama se passa 25 anos após os eventos macabros na cidade de Woodsboro, onde um assassino mascarado de nome “Ghostface” assassinou diversos adolescentes. Com a morte dos envolvidos pelos crimes, tudo parecia fluir bem, até o momento em que Tara Carpenter é atacada pelo mesmo serial killer. Desesperada por ajuda, ela conta com o apoio da irmã mais velha, Sam, além de pessoas que já enfrentaram Ghostface nos anos 1990.
O retorno da franquia Pânico às telas de cinema contou com antigos atores, como Courteney Cox, David Arquette, Neve Campbell e Skeet Ulrich, mas também novos, como Jenna Ortega, Melissa Barrera, Jack Quaid e Jasmin Savoy Brown. O quinto filme está disponível para aluguel no Amazon Prime Video, Apple TV+, Google Play Filmes e YouTube. O longa possui nota 6,3 no IMDb e aprovação de 76% no Rotten Tomatoes.
5. Dia do Sim (2021)
O casal Allison e Carlos sente que está preso à zona de conforto sempre dizendo “não” a novas oportunidades. Buscando uma forma de ser mais liberal, eles decidem dizer sim para todas as solicitações dos filhos Katie, Nando e Elie durante 24 horas. Essa brecha limitada gera uma aventura em família que unirá todos eles ainda mais.
Dos filmes mais “família” estrelados por Ortega, está a comédia Dia do Sim, produção exclusiva da Netflix estrelada também por Jennifer Garner, Edgar Ramírez, Julian Lerner, Arturo Castro e Tracie Thoms. A produção do diretor Miguel Arteta possui nota 5,7 no IMDb e aprovação de 52% no Rotten Tomatoes.
6. Pânico Americano (2022)
Em um momento distópico dos Estados Unidos, o governo decide prender os filhos de imigrantes em situação irregular no país. Uma vez no centro de detenção, os jovens são obrigados a fazerem trabalhos forçados para conquistar sua liberdade e uma ficha limpa. No entanto, o reformatório esconde segredos horripilantes que podem causar o fim do sonho americano para cada um deles. Ortega interpreta Camila, uma das adolescentes presas no centro de detenção.
A obra de estreia de Diego Hallivis, Pânico Americano na direção e está no catálogo do Prime Video. Outros nomes de destaque no elenco são Jorge Lendeborg Jr., Allen Maldonado, Jorge Diaz, Eric Dane e Brett Cullen. O título rendeu aprovação de 58% no Rotten Tomatoes e nota 5 no IMDb.
7. A Garota de Miller (2024)
Com uma carreira já consolidada, Jenna Ortega decidiu apimentar sua carreira com o thriller erótico A Garota de Miller, obra que ela protagoniza ao lado de Martin Freeman. O escritor e professor de Literatura Jonathan Miller passa por uma crise criativa e conjugal desde que se casou com Beatrice, uma autora de sucesso que desdenha da falta de ambição do marido em escrever novos materiais. A vida do homem muda de rumo quando ele conhece Cairo Sweet (Ortega), uma adolescente que possui um talento incomum na escrita. Não demora muito para que o relacionamento dos dois vá para algo além do professoral.
Vale lembrar que o trabalho de estreia da diretora Jade Halley Bartlett causou polêmica nas redes sociais ao retratar o romance entre um homem de meia idade e uma adolescente. Para quem ficou curioso e quer conferir a trama mesmo assim, o filme está no catálogo do Amazon Prime Video. O romance picante não conseguiu excitar o interesse da crítica, que deu aprovação de 28% no RT. Já o público concedeu nota 5.2 no IMDb.
8. Wandinha (2022 – presente)
O último grande trabalho relevante de Jenna Ortega na TV foi na série Wandinha, produção de fantasia de horror exclusiva da Netflix. O show gerou um impacto na cultura pop, o que favoreceu a confirmação de uma segunda temporada ainda em produção. A série foca na adolescência da filha mais velha da Família Addams. Após se matricular em uma soturna escola para jovens com habilidades especiais, a garota descobre um mistério tão macabro e letal quanto ela.
BÔNUS: Os Fantasmas Ainda se Divertem (2024)
Demorou 36 anos para que Hollywood chamasse Beetlejuice mais uma vez nos cinemas, mas aconteceu. A sequência de Os Fantasmas se Divertem é a nova produção de Jenna Ortega nas telonas. Na trama, a família Deetz retorna para a mesma casa onde uma entidade fantasmagórica chamada Beetlejuice (Keaton) quase os levou para o além. Lydia (Ryder) volta para a casa de sua madrasta ao lado de sua filha distante Astrid (Ortega). A intenção é dar o último adeus ao patriarca da família, mas tudo muda de rumo quando Astrid descobre um portal no sótão que conecta o mundo dos vivos com o dos mortos, algo que pode trazer Beetlejuice novamente para o desespero dos Deetz.
A atriz está ao lado de Winona Ryder, Michael Keaton e Catherine O’Hara, integrantes do elenco do primeiro longa, além de Willem Dafoe, Monica Bellucci e Justin Theroux. As médias são de 7,1 no IMDb e aprovação de 77% no RT. A produção ainda não está disponível em streamings.