O governo federal deu início ao calendário de pagamentos do PIS/Pasep para o exercício de 2024, referente ao ano-base 2022. Tanto os trabalhadores da esfera privada, quanto os servidores públicos, começarão a receber seus benefícios desde o dia 15 deste mês, de acordo com a data de nascimento de cada beneficiário.
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, cerca de 24,5 milhões de trabalhadores serão contemplados com o pagamento do PIS/Pasep em 2024, perfazendo um total de R$ 23,9 bilhões a serem distribuídos.
Como funciona o pagamento do PIS/Pasep 2024?

O desembolso dos benefícios seguirá a ordem do mês de nascimento dos beneficiários, sendo esta regra válida para ambos, servidores públicos (Pasep) e trabalhadores da iniciativa privada (PIS).
Período de pagamento
O período de distribuição se estende de 15 de fevereiro até 15 de agosto. Recomenda-se que os beneficiários se atentem ao calendário para não perder as datas respectivas de pagamento.
A data de nascimento do beneficiário é fundamental para essa distribuição, pois determina quando cada trabalhador receberá o benefício. Quanto mais cedo o mês de aniversário, mais cedo o pagamento é liberado, da seguinte forma:
- Nascidos em janeiro: a partir de 15 de fevereiro
- Nascidos em fevereiro: a partir de 15 de março
- Nascidos em março: a partir de 15 de abril
- Nascidos em abril: a partir de 15 de abril
- Nascidos em maio: a partir de 15 de maio
- Nascidos em junho: a partir de 15 de maio
- Nascidos em julho: a partir de 17 de junho
- Nascidos em agosto: a partir de 17 de junho
- Nascidos em setembro: a partir de 15 de julho
- Nascidos em outubro: a partir de 15 de julho
- Nascidos em novembro: a partir de 15 de agosto
- Nascidos em dezembro: a partir de 15 de agosto
PIS/Pasep 2024
É de extrema importância que os trabalhadores fiquem atentos ao calendário de pagamento do PIS/Pasep para conseguir receber o benefício dentro do prazo determinado pelo governo. Aqueles que não realizarem o saque dentro do período estabelecido poderão ter o valor retido e transferido novamente para o Fundo de Amparo ao Trabalhador.
Para mais informações sobre o assunto, aconselha-se a entrar em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego ou consultar o calendário de pagamentos do PIS/Pasep 2024.