Ainda em 2023, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma importante iniciativa para beneficiar quase 10 mil pessoas que aguardam pela perícia médica para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência. Trata-se de uma interessante antecipação que encurta o tempo de espera, sobretudo para aqueles que aguardam a mais de 100 dias.
A maneira escolhida para entrar em contato com os cidadãos que terão seus atendimentos antecipados é através do Meu INSS, e-mail e SMS – utilizando os números 29230, 27030 e 92716. O início dessa comunicação está previsto para a segunda-feira da semana subsequente ao anúncio. Todos são orientados a checar a data de seu agendamento.
Como saber se a perícia do meu BPC foi antecipado?

Apesar do contato direto com o público beneficiado, o INSS ressalta que os segurados podem fazer a verificação do agendamento diretamente pela plataforma digital Meu INSS, ou ainda, contatando a Central 135. Ligando para este número, gratuito, de segunda a sábado, das 7h às 22h, será possível esclarecer todas as dúvidas.
Quais documentos preciso mostrar pro INSS?
Para a realização da perícia médica, o INSS solicita que diversos documentos sejam apresentados. São eles: atestado médico, resultado de exames, laudos, receitas e quaisquer outros que possam colaborar com o trabalho do perito. Além disso, é imprescindível a apresentação de um documento de identificação com foto. Caso o beneficiário não compareça à convocação, o pedido poderá ser indeferido.
Esse anúncio do INSS deve ajudar a diminuir uma fila de espera que, até setembro de 2023, já contava com mais de 409 mil pessoas. Essa ação faz parte do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), que tem como um de seus objetivos normalizar os prazos de agendamentos.