
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em alta na manhã desta quarta-feira (14), com os investidores atentos a um novo dado da inflação, o Índice de Preços ao Produtor (IPP).
Ontem, os preços ao consumidor mostraram uma alta acima do esperado e mais disseminada também, uma vez que o núcleo do IPC saltou 0,6% em agosto. Isso levou as bolsas norte-americanas para fortes quedas, com o Nasdaq caindo mais de 5%.
No Brasil, as pesquisas eleitorais continuam sendo divulgadas, e as atenções para a agenda local serão para o indicador de vendas no varejo, com estimativas de avanço de 0,3% em julho.
Caso o dado surpreenda positivamente como aconteceu com a pesquisa de serviço ontem, são esperadas novas revisões para cima das projeções do PIB em 2022.
Nos indicadores desta manhã, a produção industrial teve uma queda de 2,3% em julho ante junho, conforme mostraram dados da Eurostat, a agência oficial de estatísticas da União Europeia. O resultado veio muito pior do que o esperado pelo mercado, que aguardava uma baixa de 1,0% no período.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do Reino Unido chegou a 9,9% em agosto na comparação anual, ante 10,1% de julho, conforme mostrou o Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS).
Bolsas da Ásia
As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam em baixa generalizada hoje, após Wall Street sofrer um tombo ontem em reação a dados de inflação ao consumidor (IPC) dos Estados Unidos que superaram as expectativas.
Liderando as baixas, a Bolsa de Tóquio perdeu -2.78% no índice Nikkei, seguida por Hong Kong, onde o índice Hang Seng caiu -2,48%. Em Seul, o Kospi cedeu -1,56% e,em Taiwan, o Taiex registrou queda de -1,59%. Na China, o Xangai fechou em baixa de -0,80% e o Shenzhen recuou -1,14%.
Agenda econômica
▪️ Reino Unido/ONS: índice de preços ao consumidor (CPI) de agosto (3h);
▪️ França: AIE publica relatório mensal sobre mercado de petróleo (5h);
▪️ Zona do euro Eurostat: produção industrial de julho (6h);
▪️ IBGE: Vendas no varejo restrito em julho projetam mediana de 0,2%, na margem; no varejo ampliado, também de 0,2%, na margem (9h);
▪️ EUA/Dept°. do Trabalho: índice de preços ao produtor (PPI) de agosto e Núcleo do PPI (9h30);
▪️ Paulo Guedes tem reunião com empresários na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) (10h);
▪️ EUA/DoE: estoques de petróleo da semana até 09/09 (11h30);
▪️ Paulo Guedes participa do prêmio Personalidade do Ano 2022 no Comércio Exterior, da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), no Rio (12h30);
▪️ BC: Fluxo cambial semanal (14h30);
▪️ Paulo Guedes profere palestra no Latam Retail Show Congresso&Expo, em São Paulo (18h).
*Com BM&c Now e BDM