
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em alta na manhã desta terça-feira (6), com o mercado retornando do feriado do dia do Trabalho, e os investidores atentos ao Livro Bege na quarta-feira (7). Na quinta-feira (8), tem o discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell.
O mercado norte-americano está positivo, apesar das pressões contrárias devido à tendência de aperto monetário agressivo e a crise energética da Europa, que derrubou os índices da região ontem, mas operam com leves ganhos hoje.
No Brasil, a agenda de indicadores é fraca, contando apenas com a divulgação do antecedente de emprego e variação de aluguéis residenciais de agosto.
O destaque para repercussão hoje são as falas do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que comentou sobre a decisão do Copom deste mês. Ele destacou que o comitê está aberto ainda e vai avaliar “um possível ajuste final” da taxa Selic, atualmente em 13,75%.
Bolsas da Ásia
Depois de uma promessa de reavivar a economia no terceiro trimestre por meio de medidas de estímulos e da redução da taxa de compulsório bancário no país, as bolsas chinesas encerraram o pregão de hoje em alta, com o índice Xangai subindo 1,36% e o Shenzhen, 1,21%.
Em outras partes da Ásia, o fechamento foi misto.
Agenda econômica
▪️ FGV: Indicador Antecedente de Emprego de agosto (8h);
▪️ BC: O diretor de Política Monetária, Bruno Serra, participa de evento online da Bradesco Asset Management (BRAM) sobre conjuntura econômica, em São Paulo (10h);
▪️ EUA/S&P Global: PMI de serviços final de agosto (10h45);
▪️ EUA/ISM: PMI de serviços final de agosto (11h);
▪️ Chile: BC anuncia decisão de política monetária (18h).
*Com BM&C Now e BDM