
Os índices futuros dos Estados Unidos operam cautelosos nesta sexta-feira (2), antes da divulgação do relatório de emprego norte-americano, o payroll, que trará indicadores importantes sobre o mercado de trabalho do país.
O dado tem potencial para sacudir os mercados se voltar a surpreender, como o fez em julho, mostrando força extraordinária na criação de empregos e na alta dos salários. Isso poderá levar o Federal Reserve a aumentar sua taxa de juros em 0,75 ponto percentual novamente.
No Brasil, o IBGE divulgará a produção industrial de julho, com estimativa do mercado para alta de 0,7% no mês. Na quinta, o PIB já mostrou crescimento acima do esperado, o que levou a grandes bancos a revisarem as expectativas para cima.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, apresentou leve alta de 0,12% no mês de agosto, ante alta de 0,16% observado em julho, conforme mostram dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Já o Índice de Preços ao Produtos (IPP) da zona do euro avançou 4,0% em julho na comparação com junho, segundo dados da Eurostat, a agência oficial de estatísticas da União Europeia. O resultado ficou acima do esperado pelo mercado, que tinha expectativa de 2,5% no período.
Bolsas da Ásia
As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em queda nesta sexta-feira (2), com as ações da China registrando sua maior queda semanal, antes do importante relatório sobre empregos nos Estados Unidos.
Enquanto isso, os investidores se preparavam para aumentos mais agressivos de juros por parte da Reserva Federal.
Agenda econômica
▪️ Ministros de Finanças do G7 discutem proposta de impor um limite ao preço do petróleo exportado pela Rússia;
▪️ Fipe: IPC de agosto (5h);
▪️ IBGE: Pesquisa Industrial Mensal de julho (9h);
▪️ EUA/Dept°. do Trabalho: relatório sobre empregos (payroll) de agosto (9h30);
▪️ Roberto Campos Neto participa de reunião, por videoconferência, com representantes do Banco J.P. Morgan, em São Paulo (10h);
▪️ EUA/Dept°. do Comércio: encomendas à indústria em julho (11h);
▪️ EUA/Baker Hughes: poços e plataformas de petróleo em atividade na semana (14h).
*Com BM&C Now e BDM