Prazo do IR é prorrogado, mas não deixe para última hora: saiba como declarar de forma simples e rápida

O Velotax é uma plataforma que automaticamente processa e calcula os impostos de cada mês sobre os principais tipos de investimentos no Brasil e no exterior

A Receita Federal divulgou nesta terça-feira (5) a prorrogação do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2022. Agora, é possível enviar o IR até o dia 31 de maio, sendo antes o prazo final em 29 de abril. Victor Savioli, analista e fundador do Velotax, ressalta que, apesar de ganhar uns dias a mais, é importante não deixar a entrega para última hora.

“Se você tem valor a restituir e entrega antes, recebe o valor antes. Além disso, ao fazer com calma é possível tirar as suas dúvidas e lembrar de coisas que, caso deixe para última hora, podem passar batido”, alerta o fundador do Velotax, plataforma que automaticamente processa e calcula os impostos de cada mês sobre os principais tipos de investimento no Brasil e no exterior.

Além disso, Savioli comenta à BM&C News a importância de ter olhar mais estratégico, o que é possível quando não deixa a declaração para última hora: “Você consegue ter tempo de olhar e falar: ‘olha, esse último ano eu ganhei tanto, meu patrimônio era X, ele cresceu pra Y’. Você consegue de fato fazer uma análise. Caso contrário, faz de qualquer jeito e aumento o risco de cometer erros”.

Outro ponto que pode acontecer com quem deixa para fazer o IR nos últimos dias, é realizar só a declaração simplificada, o que acaba gerando o pagamento de mais imposto, além de deixar de aproveitar as instituições como, por exemplo, as despesas médicas e de educação. Há diversas formas para conseguir pagar menos imposto ou até aumentar o valor de restituição. Quanto mais tempo para lembrar de todos os pontos importantes, melhor.

POR QUE HOUVE A PRORROGAÇÃO?

Apesar de não haver nenhum posicionamento específico da Receita Federal, há alguns possíveis motivos para o adiamento da entrega do Imposto de Renda. Victor Savioli explica que este ano o período começou um pouco depois do usual, que em tese começaria no início de março, mas iniciou no dia 7 de março.

Além disso, a receita mudou algumas regras para reportar alguns ativos, alguns investimentos na aba de “bens direitos”, o que pode ser outro motivo. “Mais um ponto: em abril, o Brasil terá muitos feriados, o que traz menos dias úteis para fazer a declaração”, explica o fundador do Velotax.

O analista ainda explica que nos anos anteriores a Receita também prorrogou a entrega do IR, mas, naquela época, foi por conta da pandemia, o que não seria o caso atual: “Ainda estamos com a pandemia acontecendo, mas de forma mais branda. Então não acho que foi a motivação principal. Acho que foi questão mesmo de de calendário mesmo”.

ALGO MUDA ALÉM DA DATA?

Tirando a data final para a entrega do IR, Saviolo relembra que na segunda-feira (4) teve uma nova instrução da receita, a respeito do valor de isenção para o lucro sobre venda de imóveis.

A regra anterior funcionava da seguinte maneira: se você vendesse um imóvel, tivesse o lucro nesta venda e utilizasse esse dinheiro para comprar um outro imóvel até 180 dias depois da venda, não era preciso pagar o imposto sobre isso, em numa janela de 5 anos.

Agora, é possível vender um imóvel, mesmo tendo lucro, e usar esse dinheiro não só para comprar um outro imóvel, mas também usá-lo para quitar um financiamento de forma parcial ou total, que você tinha antes de vendê-lo, sem pagar imposto.

COMO DECLARAR O IR EM TEMPO RECORDE?

Ao saber que o momento do cálculo e declaração de Imposto de Renda ainda era complexo e demorado, a plataforma Velotax decidiu facilitar as coisas para o contribuinte, criando um meio que automaticamente processa e calcula os impostos de cada mês sobre os principais tipos de investimento no Brasil e no exterior.

Não custa nada para se cadastrar e usar a calculadora de imposto de renda. Além de funcionar para quem faz seus impostos sozinho, a plataforma também serve para quem é contador e quer tornar os processos mais ágeis. Saiba mais sobre o Velotax aqui.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas