Entenda o que é o Swift, o sistema utilizado para penalizar a economia da Rússia

Europa, Estados Unidos e Canadá concordaram em banir os bancos russos do Swift

Desde a invasão da Rússia à Ucrânia, na madrugada da última quinta-feira (24), países do mundo inteiro estão discutindo e impondo sanções para tentar conter o país de Vladimir Putin. Nesta terça-feira (1), a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou que a União Europeia desconectou os principais bancos russos do Switf, o sistema bancário internacional.

Antes disso, no sábado (26), a Europa, os Estados Unidos e o Canadá já haviam concordado em banir os bancos russos do Swift para desconectar a Rússia do sistema financeiro global e isolar o país.

Afinal, o que é o Swift?

Denominado Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais, o Swift é um sistema de comunicação que facilita o pagamento e a transferência de recursos entre diferentes países, o que simplifica o fluxo de comércio internacional.

Para isso, instituições financeiras de todo o mundo se conectam ao Swift e utilizam o sistema para estabelecer relacionamentos com outros bancos e efetuar transações.

Anualmente, trilhões de dólares são transferidos utilizando o sistema. Somente em 2020, cerca de 38 milhões de mensagens Swift foram enviadas diariamente pela plataforma, de acordo com a Revisão Anual de 2020. O número fez com que o sistema registrasse um lucro de 36 milhões de euros naquele ano.

Como a exclusão da Rússia do Swift pode impactar a economia do país?

A exclusão dos bancos russos do Swift restringe o acesso do país aos mercados financeiros de todo o mundo. Basicamente, a medida fará com que as empresas e os cidadãos da Rússia tenham mais dificuldades em fazer pagamentos, investimentos ou receber e enviar dinheiro ao exterior. Assim, os volumes das transações tendem a cair e os custos devem aumentar.

Vale ressaltar, no entanto, que o país de Vladimir Putin não será o único afetado pela medida. Afinal, todos os países que exportam ou importam da Rússia também serão prejudicados.

Como a interrupção dos sistemas do Swift afeta o Brasil?

Em entrevista à BM&C News, o analista de economia e política, Miguel Daoud, comentou a exclusão de parte dos bancos russos do Swift. No link, confira quais são os impactos da medida para a economia brasileira.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas