Os sites do Submarino e Americanas estão fora do ar desde a madrugada deste sábado (19).
A suspeita é que eles tenham sofrido um ataque virtual realizado pelo Lapsus Group, cibercriminosos responsáveis por invadir o ConectSus, do Ministério da Saúde do Brasil, em dezembro do ano passado.
Ao tentar acessar as plataformas por volta das 12h30 de hoje, as duas apresentavam erros e instabilidades ao tentar realizar uma compra, com o Submarino nem permitindo visualizar os produtos. Os demais sites da B2W, como o Shoptime e o Soubarato, estão funcionando normalmente.
Segundo a página de monitoramento Down Detector, os problemas foram relatados por usuários à 0h. Nas redes sociais, no entanto, os perfis oficiais das plataformas não explicam o ocorrido até a publicação desta nota.
Nas redes, a suspeita é que o grupo coletivo hacker conhecido como LAPSUS$ tenha sido o responsável pelo ataque. Em seu grupo no Telegram, o coletivo mencionou o incidente com ironia, mas, até o momento, não assumiu autoria.
Se assim se confirmar, os sites da plataforma B2W Digital foram vítimas do mesmo grupo que atacou o Ministério da Saúde do Brasil virtualmente, no começo de dezembro do ano passado, causando instabilidades no aplicativo ConecteSUS.
Além disso, os cibercriminosos também afirmaram terem sido responsáveis pelo ataque à Claro.
O site da Americanas está com indisponibilidade neste momento. A home não exibe nenhuma oferta e a busca retorna erro 502. O que tá rolando? pic.twitter.com/AaZT4Zl3ml
— Thássius Veloso (@thassius) February 19, 2022
Gente, o @submarino também caiu aí pra vocês? pic.twitter.com/gXv0IQH0od
— Estevão “BraMax” Cavalcanti (@bramax) February 19, 2022