Americanas e Submarino sofrem ataque virtual; grupo pode ser o mesmo que hackeou o ConectSUS

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Os sites do Submarino e Americanas estão fora do ar desde a madrugada deste sábado (19).

A suspeita é que eles tenham sofrido um ataque virtual realizado pelo Lapsus Group, cibercriminosos responsáveis por invadir o ConectSus, do Ministério da Saúde do Brasil, em dezembro do ano passado.

Ao tentar acessar as plataformas por volta das 12h30 de hoje, as duas apresentavam erros e instabilidades ao tentar realizar uma compra, com o Submarino nem permitindo visualizar os produtos. Os demais sites da B2W, como o Shoptime e o Soubarato, estão funcionando normalmente.

Segundo a página de monitoramento Down Detector, os problemas foram relatados por usuários à 0h. Nas redes sociais, no entanto, os perfis oficiais das plataformas não explicam o ocorrido até a publicação desta nota.

Nas redes, a suspeita é que o grupo coletivo hacker conhecido como LAPSUS$ tenha sido o responsável pelo ataque. Em seu grupo no Telegram, o coletivo mencionou o incidente com ironia, mas, até o momento, não assumiu autoria.

Se assim se confirmar, os sites da plataforma B2W Digital foram vítimas do mesmo grupo que atacou o Ministério da Saúde do Brasil virtualmente, no começo de dezembro do ano passado, causando instabilidades no aplicativo ConecteSUS.

Além disso, os cibercriminosos também afirmaram terem sido responsáveis pelo ataque à Claro.

reproduca
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Matérias relacionadas