O CIO e co-fundador da Trígono Capital, Werner Roger, falou em entrevista exclusiva à BM&C News nesta sexta-feira (19) sobre o cenário corporativo e as práticas ESG (sigla em inglês para Governança Ambiental, Social e Corporativa).
Roger explicou que as empresas e as mídias vendem a ideia de que os carros a motores elétricos são mais efetivos para o meio ambiente. No entanto, apesar de não possuir câmbio e o motor ser mais simples, o preço é mais elevado. “O discurso é bonito, mas ganham muito mais dinheiro com isso, não estão preocupados com o consumidor”, disse.
O co-fundador da Trígono acrescentou que adquirir automóveis elétricos não é a solução para questões EGS e que economiza pouco CO2 – dióxido de carbono.
“A cada cinco anos eu tenho de trocar a bateria, gera muito resíduo e consome muita energia. A indústria automobilística fala ‘não é meu problema’. (…) vender carro pelo dobro do preço é muito mais lucrativo do que vender em combustão”, pontuou Roger.
Durante a análise, o especialista usou como exemplo o novo Chevrolet Bolt, da General Motors, que recolheu 150 mil carros elétricos em razão da explosão de baterias.
Além disso, citou o exemplo da Braskem, que segundo ele, omitem o problema de extração de sal-gema em Maceió, e o episódio da Vale com o rompimento das barragens em Brumadinho. “Existem formas de reduzir os impactos que foi causado, mas é jogado a notícia a seu favor”, disse.
Confira a análise na íntegra:
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