O Ibovespa encerrou em alta de 0,80%, cotado a 117.869 pontos, nesta segunda-feira (6), com véspera de feriado nacional e sem a referência do mercado nos Estados Unidos por causa do feriado do Dia do Trabalho.
Com a queda do preço do minério de ferro de mais de 6%, Vale (VALE3) caiu 1,62% e CSN (CSNA3) teve baixa de 1,90%. As ações da Petrobras registram leve alta (PETR3 0,07%; PETR4 0,42%).
A sessão foi positiva para os frigoríficos. Minerva (BEEF3) teve alta de 6,29%, Marfrig (MRFG3) subiu 2,72% e JBS (JBSS3) registrou ganhos de 3,09%.
O Ibovespa passa a contar 91 ações com a entrada de 7 novos papéis a partir de hoje. Alpargatas PN (ALPA4) caiu 0,05%, Banco Inter PN (BIDI4) perdeu 0,20%, Banco Pan PN (BPAN4) teve perdas de 1,21%, Dexco ON (DXCO3) registrou queda de 2,42%, Petz ON (PETZ3) teve baixa de 0,56% e Meliuz ON (CASH3) caiu 0,85%. Já a Rede D’Or ON (RDOR3) avançou 4,03%.
Confira os destaques desta segunda-feira:
Frigoríficos
O Ministério da Agricultura confirmou no último sábado a ocorrência no Brasil de dois casos atípicos da doença Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como “vaca louca”, o que desencadeou a suspensão temporária de exportações de carne bovina para a China a partir desta data, disse a pasta em comunicado.
Um dos casos foi identificado em um frigorífico de Nova Canaã do Norte (MT) e o outro em Belo Horizonte (MG), informou o ministério.
Veja mais:
- Fintech Solfácil cria linha de financiamento de energia solar para o agronegócio
- Embarque de soja do país cresce na 1ª semana do mês; carne sobe antes de ‘vaca louca’
Estes são o quarto e quinto casos atípicos de vaca louca registrados em mais de 23 anos de vigilância para a doença. O Brasil nunca registrou a ocorrência de casos de EEB clássica, pontuou o ministério.
O ministério disse que, após a confirmação do diagnóstico ocorrida na sexta-feira, o Brasil notificou oficialmente a OIE, conforme preveem as normas internacionais.
“No caso da China, em cumprimento ao protocolo sanitário firmado entre o país e o Brasil, ficam suspensas temporariamente as exportações de carne bovina”, disse a pasta.
A medida, que passou a valer a partir do último sábado, até que as autoridades chinesas concluam a avaliação das informações já repassadas sobre os casos.
Petrobras (PETR3;PETR4)
A Petrobras iniciou uma campanha de esclarecimento sobre o preço da gasolina, que em alguns postos do país já chega perto de 7 reais por litro, segundo fontes da empresa.
Em vídeo, que inicialmente será divulgado nos canais da Petrobras, mas deve virar peça publicitária, a empresa mostrará que recebe apenas 2 reais do valor de venda nas bombas dos postos, segundo as fontes, que pediram para não ser nomeadas.
A peça vai destacar o peso do imposto estadual, o ICMS, na formação do preço final da gasolina.
O valor do ICMS, segundo cálculos da empresa com base em um preço na bomba de 6 reais/litro, seria equivalente a 1,65 real por litro, em média, uma vez que o tributo varia entre os Estados.
O restante se refere ao valor do etanol anidro adicionado à gasolina, além de margens de distribuidoras e revendedores, e também por tributos federais como PIS/Cofins e Cide.
A divulgação acontece a poucos dias de atos pró e contra o governo programados para acontecer em 7 de setembro no país.
CSN (CSNA3)
A agência de classificação de risco de crédito Moody’s elevou nesta sexta-feira o rating da siderúrgica CSN, de Ba3 para Ba2, citando a melhora no perfil de liquidez e alavancagem da empresa nos últimos meses.
Entre os motivos para a decisão, a Moody’s citou a posição de caixa da CSN de 22,2 bilhões de reais no fim de junho, valor que sobe a 25,3 bilhões se incluir as ações que detém da Usiminas. A agência também mencionou no relatório as iniciativas da CSN para aumentar a liquidez financeira, incluindo a oferta inicial de ações (IPO) de 4 bilhões de reais da subsidiária CSN Mineração.
Banco do Brasil (BBAS3)
O Banco do Brasil informou na sexta-feira (3) que desistiu de se desassociar da entidade que representa os grandes bancos do país, Febraban, na esteira de um mal-estar na semana passada com o conteúdo de um manifesto pedindo harmonia entre os Poderes da República.
“Após negociações respeitosas entre os membros da Febraban ocorridas nesta semana, e reconhecendo o esforço empreendido por todos na busca pelo diálogo e por soluções mediadas, como é tradição na Febraban, o Banco do Brasil esclarece que não tem intenção de se desassociar da Federação”, diz trecho da nota.
O anúncio acontece após a Febraban ter reafirmado na noite da véspera seu apoio ao manifesto, respeitando posições contrárias do BB e da Caixa Econômica Federal e se distanciando do movimento liderado pela Fiesp, das indústrias de São Paulo.
O manifesto, também subscrito por outras entidades setoriais, pedia harmonia entre os Poderes, e desagradou o presidente Jair Bolsonaro, que tem tido embates frequentes com membros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Com isso, os bancos controlados pelo governo federal tinham ameaçado deixar a Febraban.
“O BB também acredita que o episódio poderá, ao final, contribuir para reforçar mecanismos internos na Federação que favoreçam o diálogo e reforcem o papel da Febraban como importante agente de desenvolvimento do país”, diz a nota do BB subscrita por seu presidente-executivo, Fausto Ribeiro.
Bluefit
A rede de academias Bluefit planeja levantar cerca de 450 milhões de reais em uma oferta pública inicial de ações, de acordo com um documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta segunda-feira.
A empresa estabeleceu uma faixa de preço entre 12,25 e 15,25 reais por ação. O preço será definido em 24 de setembro.
A oferta, coordenada pela XP Investimentos, será principalmente primária, mas seus acionistas também pretendem vender uma participação menor na empresa.
A empresa e seus acionistas planejam oferecer 39,3 milhões de ações, incluindo 6,5 milhões de ações em uma oferta secundária.
A empresa planeja usar os recursos para abrir novas filiais e adquirir novas franquias no Brasil.