Motoristas com mais de 50 anos podem comemorar. Uma nova lei foi posta em vigor pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, oferecendo um desconto de 50% no valor da renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Esta medida foi tomada com o objetivo de promover a inclusão social e estimular o consumo. A partir dos 50 anos, a CNH requer renovação a cada cinco anos. Ao chegar aos 70 anos, a validade do documento cai para três anos.
Como fazer a renovação da CNH?

A renovação da CNH pode ser feita online, no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do respectivo estado do motorista. Após fazer o login (entrar na sua conta) usando o CPF e senha, é necessário confirmar os dados pessoais e seguir as instruções para solicitar a renovação da carteira.
Categorias da CNH
A CNH é categorizada de acordo com os tipos de veículos que o motorista está autorizado a conduzir. As categorias existentes são:
- Categoria A: motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos motorizados;
- Categoria B: veículos automotores com peso máximo de 3.500 kg e lotação máxima de 8 lugares, excluindo o motorista;
- Categoria C: veículos de transporte de carga, cujo peso total exceda a 3.500 kg, e não exceda a 6.000 kg;
- Categoria D: veículos utilizados no transporte de passageiros, com mais de 8 lugares, excluindo o motorista;
- Categoria E: combinações de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D.
A nova lei vem em um momento de crescente demanda por renovação de CNH e deve beneficiar um amplo número de motoristas no Brasil. Entretanto, os benefícios desta nova lei não param aí. Além do desconto, a nova legislação busca estimular a economia e promover a inclusão social dos motoristas mais velhos. Portanto, essa é uma excelente notícia para todos os motoristas com mais de 50 anos.
















