É bastante comum encontrar pessoas que não têm total conhecimento sobre as categorias de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil. Algumas particularidades das categorias, como a permissão para a condução de motorhomes com a CNH da categoria B, costumam surpreender muitos motoristas. Vamos entender aqui um pouco melhor sobre como conseguir, manter e renovar cada tipo de CNH que existe.
Categorias de CNH:

Existem cinco categorias de CNH, além da Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC). Cada uma delas tem uma especificidade em relação aos veículos que são permitidos conduzir.
- ACC: Permite somente a condução de veículos de duas rodas com potência de até 50 cm³, conhecidos popularmente como “cinquentinhas”, e não deve ultrapassar 50 km/h.
- Categoria A: Permite a condução de veículos de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, com potência superior a 50 cm³.
- Categoria B: Permite a condução de veículos leves, com peso bruto total de até 3.500 kg e lotação de até oito pessoas, além do condutor.
- Categoria C: Permite a condução de veículos de carga, com peso bruto total de mais de 3.500 kg.
- Categoria D: Permite a condução de veículos de transporte de passageiros, com lotação superior a oito pessoas, além do condutor.
- Categoria E: Permite a condução de veículos de transporte de passageiros, com lotação superior a oito pessoas, além do condutor, e reboque com peso bruto total de mais de 750 kg.
Quais são as etapas para conseguir uma CNH?
A primeira coisa importante a considerar é que, independente da categoria, o candidato deve ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, possuir documento de identidade ou equivalente e possuir CPF. Além disso, todos os candidatos a qualquer tipo de CNH devem passar por exames médicos e psicológicos. Após isso, todos os candidatos, exceto para a ACC, devem passar por um mínimo de 45 horas de aulas teóricas, dividas entre diversos temas, como legislação de trânsito, direção defensiva e noções de primeiros socorros.
O que difere cada categoria de CNH?
Como dito anteriormente, cada categoria de CNH tem suas particularidades. A ACC, por exemplo, requer apenas 20 horas de aula teórica para sua obtenção. A CNH da categoria A, por sua vez, exige o mínimo de 20 horas de aulas práticas para ser adquirida. Já para a categoria B, são necessárias no mínimo 25 horas de aulas práticas. As categorias C,D e E além de tempo mínimo na categoria anterior, possuem outras exigências, como um exame toxicológico e de distúrbios do sono.
Importante salientar que em todos os tipos de CNH, a data de validade impressa indica quando há necessidade de renovação e ela pode ser feita até 30 dias antes do vencimento. Após o vencimento, o motorista ainda pode dirigir por até 30 dias, entretanto, após esse período estará sujeito à suspensão da carteira se for flagrado dirigindo.

