No radar dos investidores está a prévia do PIB do Brasil que, apesar de ter registrado retração em julho, ficou em linha com consenso. Ainda, às vésperas de decisões de juros, que acontecem na próxima semana aqui e lá fora, o mercado vai ponderando o tamanho do corte nas taxas dos EUA. Nesta sexta-feira (13), às 10h20, o Ibovespa opera em alta de 0,96%, cotado aos 135.355,64 pontos.
Atualizações Econômicas no Brasil
No Brasil, os olhos dos investidores estão voltados para o Boletim Macrofiscal de setembro, que será divulgado pela Secretaria de Política Econômica às 14h30. A expectativa é que o Ministério da Fazenda revise as projeções de crescimento do PIB e da inflação, com o ministro Fernando Haddad indicando uma possível revisão para um crescimento do PIB em 2024 de até 3%.
Esses dados são cruciais para definir o ritmo da economia brasileira nos próximos meses, com impactos diretos nos mercados de renda variável e nas expectativas de inflação.
Impacto nas Commodities e Mercado Asiático
O setor de commodities também está em destaque. O preço do petróleo subiu após o furacão Francine interromper a produção no Golfo do México, nos EUA. O cenário de menor oferta elevou as cotações, com os investidores atentos aos desdobramentos.
Já o minério de ferro, embora tenha registrado queda na China, acumulou ganhos semanais, impulsionado pelas expectativas de novos estímulos econômicos no país e pelo aumento da demanda por aço. Esse movimento foi acompanhado por um fechamento misto nos mercados asiáticos. O CSI 300 da China continental, por exemplo, caiu 0,42%, atingindo o menor nível desde 2019.

