O ano de 2024 promete ser um marco na recuperação dos investimentos em diversos setores, principalmente na tecnologia e no consumo doméstico. Isso é o que apontam os especialistas consultados pelo Estadão.
Juros baixos e economia real

Após um 2023 afetado por instabilidades no cenário global, a queda nas taxas de juros no Brasil e a possível diminuição das taxas americanas podem provocar uma mudança no fluxo de dinheiro, movendo recursos das aplicações de renda fixa para a economia real. “O juro alto atrapalha a captação de recursos. se essas previsões realmente se tornarem realidade, teremos um retorno”, afirma Piero Minardi, presidente da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP).
Setor tecnológico em alta
Empresas com soluções tecnológicas para melhorar a produtividade em setores diversificados são vistas como ótimas alternativas de investimento. O setor de agronegócio, por exemplo, é um dos que deve receber grandes investimentos. “Empresas na área de agricultura que promovem tecnificação para ajudar pequenos e médios produtores a fazer uma melhor gestão do plantio, que os auxiliem a serem mais preditivos diante das mudanças climáticas estão no nosso foco”, destaca Luiz Felipe Cruz, sócio do Pátria Investimentos.
Destaque para consumo doméstico
Com a diminuição das taxas de juros, tanto as empresas quanto o consumidor se beneficiam, possivelmente incrementando a atividade no setor de consumo doméstico. O atacarejo, por exemplo, principalmente na região Nordeste, deve passar por considerável expansão em 2024.
5G trazendo oportunidades
A expansão da rede 5G é sinônimo de novas oportunidades. Sinaliza-se o aquecimento do mercado ligado à infraestrutura, com a necessidade de investimentos em torres e data centers para sustentar a demanda por armazenamento de dados. Sem dúvida, 2024 se mostra um ano promissor para os mais variados setores da economia.
















