BM&C NEWS
  • 🔴 AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADOS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 🔴 AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADOS
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

UFRJ busca recursos em meio à crise e coloca patrimônio à venda

Rui das Neves Por Rui das Neves
03/11/2025
Em NACIONAL, OPINIÃO

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), maior instituição pública de ensino superior do país, volta ao centro de um debate delicado, dada a relevância da autorização do governo federal para vender parte de seu patrimônio e garantir o funcionamento de suas atividades.

Nesta sexta-feira (29), é realizada uma audiência pública para discutir a venda de 11 andares do edifício Ventura Corporate, no centro do Rio.

O edifício e suas características

A torre tem 146 metros de altura e área de 8.550 m², contando com cinco subsolos, 36 andares, 16 elevadores e heliporto. Com esses números, é classificada como empreendimento de alto padrão (classe A+ e A) desde 2018. O prédio foi construído em terreno da própria universidade e, ao longo dos anos, parte de suas unidades já foi comercializada, como para a BR Properties e o BTG Pactual.

Leia Mais

SPACEX

SpaceX prepara nova tentativa de lançamento da Starship

18 de julho de 2026
temporada de resultados

Onde investir depois da temporada de resultados? Veja os setores que ganham espaço

18 de julho de 2026

O edifício recebeu a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida pela ONG americana U.S. Green Building Council, por atender a uma série de exigências sustentáveis, como uso racional de água e energia, descarte adequado de entulho e reciclagem de lixo.

Entre os recursos de eficiência energética está o uso de vidros especiais que garantem iluminação natural sem aquecer excessivamente o interior, reduzindo gastos com ar-condicionado e iluminação.

Estratégia emergencial da reitoria

A reitoria da UFRJ argumenta que a medida não é apenas uma venda, mas uma estratégia de sobrevivência. Em julho do ano passado, um projeto semelhante foi apresentado, prevendo a permuta desses andares por mais de 71 mil metros quadrados em obras em diferentes campi, incluindo áreas de saúde, química, letras e matemática.

Ainda assim, a percepção pública é de que a universidade, em vez de preservar ou ampliar seu patrimônio, vem progressivamente se desfazendo dele para garantir o presente.

A frase do atual reitor, Roberto Medronho, “estamos vendendo o almoço para comprar o jantar”, sintetiza bem a gravidade do cenário. O problema é que essa metáfora também expõe a limitação da estratégia: não se trata de um plano sustentável, mas de uma resposta emergencial que pode comprometer ainda mais o futuro da instituição.

Críticas à gestão patrimonial na UFRJ

Críticos lembram que a gestão patrimonial da UFRJ, ao longo das últimas décadas, tem sido marcada por decisões pontuais e pela dificuldade em transformar ativos valiosos em fontes permanentes de receita. O resultado é a repetição de um ciclo em que se vende patrimônio público para custear necessidades imediatas, em um processo que simboliza “o Estado empobrecendo”.

Embora a audiência seja uma oportunidade para que a sociedade civil e a comunidade acadêmica debatam alternativas, o pano de fundo permanece o mesmo: a UFRJ, como tantas outras instituições estatais, sofre com uma herança administrativa ideológica, marcada pela dependência quase absoluta de recursos federais — cada vez mais escassos — e pela incapacidade de criar estratégias duradouras de financiamento.

Resumindo em uma frase, a crise que corrói a instituição não é apenas financeira, mas também de gestão.

Coluna escrita por Rui das Neves, administrador e incorporador

As opiniões transmitidas pelo colunista são de responsabilidade do autor e não refletem, necessariamente, a opinião da BM&C News.

Leia mais colunas de opinião aqui.

SpaceX prepara nova tentativa de lançamento da Starship

Onde investir depois da temporada de resultados? Veja os setores que ganham espaço

Ibovespa fecha quase estável, com Petrobras compensando queda de bancos

Ações da Netflix caem mais de 7% após projeções frustrarem mercado

IA, Cibersegurança e a Nova Velocidade dos Negócios

Profit Tour reúne 170 participantes em Porto Alegre e reforça circuito nacional de educação financeira da Nelogica

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AGENDAS BM&C
    • BRASIL PRODUTIVO
      • Mercado de Capitais
      • Inovação travada
    • CONTA BRASIL
      • Combustível Brasil
    • BRASIL QUE INOVA
    • BRASIL QUE EMPREENDE
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ELEIÇÕES 2026
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • CASO MASTER
  • PETRÓLEO E ENERGIA
  • INTERNACIONAL
  • PROGRAMAS BM&C
    • BM&C BUSINESS
    • BM&C STRIKE
    • BM&C TALKS
    • BM&C VISÕES
    • CONEXÃO SEGURA
    • GLOBAL WALLET
    • LEADERS CONNECTION
    • MANHATTAN CONNECTION
    • MANIFESTE-SE
    • MERCADO & BEYOND
    • MONEY REPORT
    • PAINEL BM&C
    • PAPO DE DINHEIRO
    • REPCAST
    • ROTA FÁCIL
    • SMART MONEY
    • WALL STREET CAST
  • CANNES LIONS
  • BRAZILIAN WEEK 2026
  • OPINIÃO
    • ALUIZIO FALCÃO FILHO
    • BRUNO CORANO
    • ESTEVÃO SECCATTO
    • FABIO ONGARO
    • FABRIZIO GUERATTO
    • FRANCISCO ALVES
    • MARCO SARAVALLE
    • MARCUS VINÍCIUS DE FREITAS
    • MIGUEL DAOUD
    • RENATO BATISTA
    • RUI DAS NEVES
    • VANDYCK SILVEIRA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.