BM&C NEWS
  • 🔴 AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADOS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 🔴 AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADOS
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Opinião: “Menos letal, mais perigoso”

Marcus Vinícius de Freitas Por Marcus Vinícius de Freitas
21/01/2025
Em OPINIÃO

Embora as primeiras décadas do século XXI tenham sido agitadas, vivemos num período relativamente mais pacífico da história global. Em comparação com o século XX, houve uma redução substancial nas guerras entre Estados, apesar do aumento dos conflitos domésticos. Esses conflitos internos podem escalar, mas, até agora, temos vivido um tempo menos sangrento na história.

Contudo, mesmo com essa aparente redução da letalidade, o século XXI é significativamente mais perigoso. Novas formas de conflito emergiram além das batalhas convencionais. Hoje, as guerras são travadas no ciberespaço, nas sombras da espionagem e com o uso de mercenários.

A guerra cibernética se tornou uma das maiores ameaças à segurança global. Um exemplo recente foi a ação de Israel no Líbano, onde utilizou pagers para realizar ataques, demonstrando como até tecnologias obsoletas podem ser transformadas em armas letais. Este evento alertou o mundo para a vulnerabilidade de dispositivos digitais – smartphones, computadores, tablets – tornando-os ferramentas nas mãos de Estados que perseguem objetivos nem sempre pristinos. Se antes temíamos hackers em busca de senhas e dados, agora sabemos que até governos realizam operações cibernéticas similares. Esses ataques podem paralisar nações inteiras, comprometendo redes de energia, comunicação, finanças e até sistemas de saúde. Por serem realizados de forma anônima, é crucial estabelecer normas internacionais para o ciberespaço, especialmente quanto à soberania nacional e a proteção do indivíduo.

A espionagem, na era digital, atingiu outro patamar. A revelação de Edward Snowden trouxe à tona o lado sombrio das operações de vigilância governamental, onde não só cidadãos, mas também líderes locais e estrangeiros são monitorados. Em nome da segurança, a privacidade tem sido sacrificada, frequentemente pelos mesmos que se dizem defensores da liberdade e bem-estar social.

Leia Mais

DONALD TRUMP

Guerra no Irã desgasta Trump, e EUA consideram encerrar conflito mais cedo

31 de março de 2026
Ibovespa a 150 mil pontos? Veja os vetores que podem explicar essa alta

Ibovespa se aproxima dos 186 mil pontos com terceira valorização seguida

25 de março de 2026

O uso de mercenários e empresas militares privadas também se tornou um traço dos conflitos contemporâneos. Essas entidades oferecem vantagens como flexibilidade, anonimato e ausência de restrições éticas, além de evitar o desgaste político associado a intervenções diretas.

Apesar da instabilidade persistente, sobretudo no Oriente Médio, região com maior potencial para um conflito nuclear, o século XXI tem sido, em termos de baixas humanas, menos letal. No entanto, nunca enfrentamos uma era tão perigosa quanto esta na história humana. É preocupante. 

Warsh defende independência do Fed e reage a possível pressão de Trump

XP reforça compra de Copasa e Equatorial e vê ações ainda atrativas

Ouro sobe 1,6% após inflação dos EUA aliviar pressão por juros

CNPE aprova mistura de 32% de etanol na gasolina

Trump recua e desiste de cobrar taxa de 20% sobre cargas no Estreito de Ormuz

Tokenização amplia acesso ao crédito para mulheres empreendedoras

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AGENDAS BM&C
    • BRASIL PRODUTIVO
      • Mercado de Capitais
      • Inovação travada
    • CONTA BRASIL
      • Combustível Brasil
    • BRASIL QUE INOVA
    • BRASIL QUE EMPREENDE
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ELEIÇÕES 2026
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • CASO MASTER
  • PETRÓLEO E ENERGIA
  • INTERNACIONAL
  • PROGRAMAS BM&C
    • BM&C BUSINESS
    • BM&C STRIKE
    • BM&C TALKS
    • BM&C VISÕES
    • CONEXÃO SEGURA
    • GLOBAL WALLET
    • LEADERS CONNECTION
    • MANHATTAN CONNECTION
    • MANIFESTE-SE
    • MERCADO & BEYOND
    • MONEY REPORT
    • PAINEL BM&C
    • PAPO DE DINHEIRO
    • REPCAST
    • ROTA FÁCIL
    • SMART MONEY
    • WALL STREET CAST
  • CANNES LIONS
  • BRAZILIAN WEEK 2026
  • OPINIÃO
    • ALUIZIO FALCÃO FILHO
    • BRUNO CORANO
    • ESTEVÃO SECCATTO
    • FABIO ONGARO
    • FABRIZIO GUERATTO
    • FRANCISCO ALVES
    • MARCO SARAVALLE
    • MARCUS VINÍCIUS DE FREITAS
    • MIGUEL DAOUD
    • RENATO BATISTA
    • RUI DAS NEVES
    • VANDYCK SILVEIRA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.