BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • COLUNA
  • Brazilian Week 2026
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • COLUNA
  • Brazilian Week 2026
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

IPO: por que as empresas decidem abrir capital na Bolsa e quando vale a pena entrar?

BMCNEWS Por BMCNEWS
10/10/2022
Em MERCADOS
Gráfico
Gráfico de mercado. Foto: Divulgação

Abrir capital na Bolsa de Valores, o chamado IPO, é a estratégia de muitas empresas, mas não indica, necessariamente, um futuro promissor para a companhia.

Para Filipe Ferreira, diretor financeiro da Comdinheiro, a decisão de fazer um IPO está relacionada com o momento da empresa, levando em consideração a necessidade da companhia aumentar o capital ou até mesmo um momento de mercado mais favorável.

“Se a empresa gera caixa suficiente para se financiar ela primeiro usa o caixa interno e se não gera caixa suficiente, mas consegue tomar dívida barata, ela vai para a dívida. Por fim, quando já está endividada demais, ela vai abrir o IPO e reequacionar seu capital”, explicou no programa Comdinheiro transmitido no canal da BM&C News.

Leia Mais

Foto: Reprodução BM&C NEWS

Assessoria de investimentos: os riscos que podem comprometer sua carteira

15 de maio de 2026

Um detalhe sobre o diálogo Vorcaro-Flávio

14 de maio de 2026

Dessa forma, Filipe destacou que o primeiro grande ponto para decidir se faz sentido ou não o IPO é entender o momento da empresa, o momento de mercado e se prevenir de uma empresa que abre o capital e rapidamente fecha.

Vale a pena entrar em IPO?

Para avaliar se vale a pena ou não entrar em um IPO, o investidor deve se perguntar se a oferta é primária ou secundária.

“Um IPO de oferta primária é quando as empresas estão lançando novas ações e essas ações vendidas vão gerar caixa para a empresa não para seus sócios. Na oferta secundária, os atuais acionistas estão vendendo as suas participações”, explicou Rafael Paschoarelli, diretor-gerente da Comdinheiro.

Além disso, é possível também ter ofertas primárias e secundárias conjuntamente. Dessa forma, a empresa vai emitir novas ações, já o outro pedaço, os próprios sócios vão vender uma fatia das suas participações.

“Por isso, eu acho que ganha pontos se for oferta primária, na ótica do investidor”, disse.

Para saber se uma oferta secundária é interessante, Paschoarelli pontuou que é necessário observar se algum controlador não estão saindo da movimentação.

Ainda, os investidores devem avaliar se o IPO está em um preço em que conseguiria calcular quanto a empresa tem que crescer para poder fazer sentido a entrada.

“Na febre dos IPOs, em 2007 e 2008, o que teve de empresa endividada com o banco, com isso o próprio banco preparava o IPO da empresa, que recebia o dinheiro para dar uma melhorada na estrutura de capital, ou seja, vai financiar o banco. Veja se o banco que a empresa devia foi o banco que organizou o IPO”, destacou.

Por fim, o diretor-gerente explicou que deve ser feita uma pesquisa de quantos IPOs foram feitos para a empresa levantar dinheiro e pagar o banco que deu capital para ela e que agora a empresa vai ajeitar a estrutura de capital.

Filipe ressaltou que todas essas informações são disponibilizadas aos investidores e que a primeira coisa que deve fazer é ler e compreender o prospecto de IPO.

A 55 km de Porto Alegre: a Cidade das Flores tem o maior conjunto de casas enxaimel do Brasil e 8ª melhor qualidade de vida do estado

Sem cabine e sem volante o caminhão autônomo Einride Pod é controlado à distância por operadores de joystick e corta em 90% os custos logísticos

A 95 km do Rio: a cidade serrana com clima de 17°C, Dedo de Deus de 1.692 metros e 5º lugar em qualidade de vida do estado

O primeiro caminhão a hidrogênio produzido em massa Hyundai XCIENT já rodou 8 milhões de quilômetros comerciais na Suíça sem gastar uma gota de diesel

Com suas 6 estátuas de cariátides esculpidas em 406 a.C., o templo virou a obra-prima mais enigmática da arquitetura clássica na Acrópole de Atenas

Com 1.629 metros de profundidade e 8 tubarões gigantes, um experimento no mar revelou uma caça rara no escuro

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • COLUNA
  • Brazilian Week 2026

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.