BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Destaques da Bolsa: Ação da Cielo fecha em alta; Braskem cai

O Ibovespa fechou em queda, nesta segunda-feira (17), em sessão com menor liquidez por conta dos mercados fechados nos Estados devido ao feriado de Martin Luther King. 

O principal indicador nacional do dia foi o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que registrou alta de 0,69% em novembro de 2021 na comparação com outubro, chegando a 138,08 pontos.

Já na comparação anual, a alta foi de 0,43%.

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em queda de -0,52%, cotado a 106.373,87 pontos.

Braskem (BRKM5) registrou queda de 6,73%, após enviar aos órgãos reguladores dos EUA e do Brasil pedido para oferta pública secundária de ações. 

Vale (VALE3) caiu 0,52%, CSN (CSNA3) -2,26%, CSN Mineração (CMIN3) -1,95%, Gerdau (GGBR4) -2,19%, Metalúrgica Gerdau (GOAU4) -1,62% e Usiminas (USIM5) -1,34%. 

A ação da Petrobras ON (PETR3) teve perdas de 0,32%, enquanto Petrobras PN (PETR4) subiu 0,16%, em meio ao avanço na venda de participação na Braskem.

Cielo (CIEL3) fechou em alta de 4,95%, liderando o índice, após a companhia informar que as vendas do varejo em dezembro cresceram 3% na comparação com o mesmo período de 2020. 

Confira os destaques desta segunda-feira: 

Petrobras (PETR3;PETR4) e Braskem (BRKM5) 

A Petrobras comunicou ao mercado nesta segunda-feira que a oferta pública de distribuição secundária de ações da Braskem (BRKM5) encontra-se sob análise da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Leia Mais

MERCADO

Cenário político e decisões monetárias marcam semana no mercado

12 de dezembro de 2025
Ibovespa fecha no azul com investidores de olho no fiscal

Ibovespa fecha em alta tímida em dia de cautela com juros e apoio de Vale e bancos

11 de dezembro de 2025

Segundo fato relevante, a distribuição será feita de forma simultânea no Brasil e no exterior. Os papéis localizados fora do país serão ofertados sob a forma de American Depositary Shares (ADPs), representadas por American Depositary Receipt (ADR).

Cada ADR terá o valor de duas ações. Serão ofertadas 75.704.061 ações preferenciais classe A da Braskem.

Cielo (CIEL3) 

As vendas do varejo cresceram 3% em dezembro na comparação com o mesmo período de 2020, descontada a inflação, diante de um Natal mais forte para o setor, segundo dados levantados pela empresa de meios de pagamento Cielo e divulgados nesta segunda-feira.

O resultado em dezembro, o segundo mês consecutivo de alta do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), também foi influenciado por questões de calendário, incluindo uma sexta-feira a mais, dia de movimento mais forte, de acordo com a empresa.

A Cielo já havia divulgado no final de dezembro que a vendas do varejo no Natal avançaram 11,1% em comparação anual, com impulso do varejo online.

Vale (VALE3) e Usiminas (USIM5) 

As mineradoras Vale, Samarco e Usiminas retomaram operações gradualmente após a paralisação de atividades durante o período de chuvas intensas que atingiram a importante região mineradora do país na semana passada, conforme informaram as companhias.

A Vale informou nesta segunda-feira que não há mais paralisações de produção em seu Sistema Sudeste devido às chuvas e que suas atividades no Sistema Sul estão em processo de retomada.

A empresa estimou ainda um impacto de aproximadamente 1,5 milhão de toneladas da produção e compra de minério de ferro devido às chuvas, e reiterou sua previsão de produção da commodity de 320-335 milhões de toneladas para 2022.

Já a Samarco, joint venture da Vale com o grupo angloaustraliano BHP,, informou também nesta segunda-feira que suas operações já voltaram ao normal na semana passada, sem entrar em detalhes.

A produção de concentrado de minério de ferro da Samarco chegou a operar com 50% da capacidade na semana passada, devido à umidade elevada.

A Usiminas, por sua vez, comunicou no sábado que a sua controlada Mineração Usiminas S.A.(Musa) iniciou, a partir de sexta-feira, a retomada de suas operações de forma gradual.

A empresa ressaltou, no entanto, que “as consequências das fortes chuvas na região afetaram também as empresas que participam da cadeia logística de escoamento de minério, e que a Musa está acompanhando a evolução das ações implementadas por tais empresas de forma a assegurar a mais rápida recuperação possível.”

Santander (SANB11) 

O Santander Brasil vai entrar para o seleto grupo de emissores dos cartões de crédito American Express no País. De acordo com o banco, serão três versões: Gold, Platinum e Centurion, este último restrito a clientes convidados.

A instituição se junta ao Bradesco, até então o único banco brasileiro que emitia cartões com a bandeira, voltada a clientes de alta renda. No caso do Santander, os cartões Amex farão parte do Esfera, programa de benefícios do banco espanhol. Além disso, os clientes terão desconto em produtos e serviços.

De acordo com a instituição, os cartões gerarão pontos que não expiram. Os cartões Gold gerarão 1,2 ponto a cada dólar gasto. Já o Platinum terá acúmulo de 2,2 pontos a cada dólar gasto pelo cliente. Os pontos poderão ser transferidos, na mesma proporção, para o Membership Rewards, programa de fidelidade da Amex.

Através do acordo, a Esfera vai ganhar novos parceiros internacionais, como a Delta Airlines, a Airfrance e as redes de hotéis Hilton e Marriot Bonvoy.

*Com Reuters e Estadão Conteúdo 

Funcionários da Petrobras entram em greve por tempo indeterminado

Pausas na Lagoa da Pampulha, trânsito menos caótico e natureza urbana: o equilíbrio perfeito entre produtividade e saúde mental para quem cansou da correria dos grandes centros

IBC-Br recua em outubro e reforça sinais de desaceleração da atividade econômica

Essa cidade escondida entre araucárias oferece a melhor experiência de inverno no Brasil

São necessários caminhões de 8 metros, 3.400 cavalos e tanques de 7 mil litros para extrair cobre na maior mineradora a céu aberto do continente

Aquele pedido de ajuda pelo celular pode esconder um golpe bem planejado

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.