BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
    • INVESTIMENTOS E FINANÇAS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
    • INVESTIMENTOS E FINANÇAS
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

EXCLUSIVO: CSU Digital e o futuro dos meios de pagamentos 

Alex AndréPor Alex André
17/01/2023
Fonte: CSU Digital

Estivemos presentes no evento da CSU Digital (CSUD3) em Miami nos últimos dias de 2022, que marcou o início das operações do escritório de Miami nos EUA e comemoração dos 30 anos da companhia.

O evento abordou a respeito do futuro do mercado de pagamentos no mundo, onde tiramos as conclusões que o futuro será um mercado “sem fricção”, ou seja, mais aparelhos com sistema de pagamento por aproximação e dispositivos que tornam os meios de pagamentos mais simples, mas sem abrir a mão da segurança, com o mercado de pagamentos sendo cada vez mais integrado

Seguem abaixo os principais pontos abordados no evento:

Inovações dos meios de pagamento – Fenasbac

O painel apresentado por Rodrigoh Henriques, diretor de inovação da Fenasbac (Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central), que abordou os temas relacionados a atuação do Banco Central junto com empresas privadas a fim de aprimorar o sistema de pagamento brasileiro.

Um dos grandes marcos após a implementação do PIX, o “Real Digital” vem ganhando forma e se tornando a prioridade para o órgão regulador e posicionando o Brasil como protagonista nas transformações do setor.

Apresentação Fenasbac – Crédito: CSU Digital

O objetivo da instituição é a transferência dos Sistemas de Transferência de Reservas e de Pagamentos Instantâneos para um novo sistema que se compreende como o Sistema de Pagamentos Inteligentes (vide imagem abaixo) que terá um foco nos princípios de integridade, flexibilidade, instantaneidade e programabilidade. 

Já especificamente no Real Digital, conhecida como uma CBDC (central bank digital currency) com diretrizes para ser uma extensão do real, emitido pelo BC com a custódia e distribuição pelo sistema de pagamentos. Dentro deste modelo, será desenvolvido negócios inovadores como dinheiro programável, smart contracts, IoT etc. Tudo isso com segurança jurídica e privacidade e segurança dos dados, contando com sigilo bancário e LGPD. 

Fonte: Fenasbac

Os novos passos do cenário global de pagamentos – CSU Digital e convidados

Outro painel que relatou sobre os avanços dos meios de pagamento, contou com a participação e mediação de Fabrício Cirelli, o diretor responsável pela área de BaaS (Bank as a Service) e Loyalty da CSU Digital, com participação de Samy Kogan, VP de produtos da StoneX para a América Latina e Eduardo Pires, conhecido por co-criar duas maiores empresas de pagamentos internacionais, sendo a EBANX e DLOCAL, sendo ainda um conselheiro em diversas startups. 

Os outros temas abordados foram a importância das novas empresas fintech de crédito e meios de pagamento no Brasil, ofertando soluções além dos bancos convencionais, aumentando a competição do setor e trazendo mais benefícios aos usuários, como o movimento do Open Banking, causando maior descentralização do setor. 

Fonte: CSU Digital – Eduardo Pires, Samy Kogan e Fabrício Cirelli.

As principais revoluções nos meios de pagamentos foram classificados como pagamento invisíveis, que são as lojas que o cliente faz o cadastro de pagamento e retira os itens do estabelecimento sem passar pelo caixa, além de checkout automático e novos serviços financeiros que vão agregar ao dia a dia do consumidor.

Um dos principais problemas do Brasil e de outros países refere-se a segurança cibernética. Os meios anti-fraude já se mostram desenvolvidos e com soluções cada vez mais abrangentes a respeito de proteção de dados.

Porém, os novos meios de pagamentos podem demorar, quando comparado às economias desenvolvidas para serem implementados devido ao receio das empresas do setor pela segurança, o que faz este tema ser mais recorrente e importante para todas as companhias. 

Visão e inovação das bandeiras de cartões no mercado 

O último painel do evento contou com a participação de Daniel d`Andrea, executivo de marketing da Elo, além de Thiago Dias VP Fintech, Enablers & Crypto para a América Latina na Mastercard e Pedro Alvarenga, diretor de Relações com Investidores da CSU Digital. Este painel citou as últimas tendências de comércio eletrônico através de novas alternativas dos meios de pagamento, como por exemplo a maior aceitação de criptomoedas nos estabelecimentos. 

Fonte: CSU Digital – Thiago Dias, Daniel d`Andrea e Pedro Alvarenga.

Foi debatido as iniciativas das companhias para integrar os diversos meios de pagamentos, assim como o crescimento de pagamentos instantâneos no Brasil e no mundo. Desta forma, observamos um cenário de maior inclusão com a implementação do PIX no Brasil, considerando que hoje maior parte dos pagamentos no Brasil já são feitos no meio digital, uma grande revolução observada em relação aos últimos 4 anos. 

Este mercado continuará crescendo com grande competição com os grandes bancos e fintechs oferecendo benefícios para os clientes, favorecido pelo Open Banking, com maior quantidade de dados, extraindo maior assertividade no crédito para os players e melhores taxas para os clientes. 

Apesar da abertura do mercado de pagamentos, a consolidação do setor será inevitável, considerando que as grandes instituições financeiras estão em momento de complementar as soluções para seus clientes.

Por fim, entendemos que o futuro do setor de pagamentos será cada vez mais instantâneo e sem fricção, com maior integração entre os meios de pagamentos. Além de tudo isso, a personalização com o uso maior da experiência do usuário no processo deverá ser a nova realidade no mundo dos pagamentos. É apenas o começo…

Leia Mais

Banco do Brasil cop 30

Finanças sustentáveis ganham força na corrida para a COP30

25 de outubro de 2025
Showroom da Tesla em Londres.

Tesla surpreende no balanço, mas enfrenta riscos de queda nas vendas, aponta Avenue

24 de outubro de 2025

Visão SaraInvest para as ações da CSU Digital (CSUD3)

Consideramos a CSU Digital como a plataforma mais completa de serviços financeiros para o mercado, oferecendo soluções que vão desde Middle Office, BaaS e Loyalty, além de meios de pagamentos, com full service de operações de cartões, transferência e criptomoedas. 

Observamos a CSU com incremento de receitas e crescimento de lucro em 2023, com CAGR de dois dígitos, mantendo o ritmo de crescimento com margens atrativas (há 13 trimestres consecutivo). Vale destacar que a companhia possui baixíssima alavancagem (0,01x DIV.LÍQ/EBITDA no 3T22) possuindo R$ 67,3 milhões de caixa líquido. 

Por fim, a sua política de dividendos coloca a CSU Digital como uma das melhores pagadoras de proventos para 2023 com payout elevado, sendo negociadas com grande desconto perante o mercado.

Considerando que outros players do setor de pagamentos no Brasil e no mundo são precificados a um múltiplo 6,1x EV/EBITDA, ou seja, mais de 50% acima do que são negociadas as ações da CSU Digital (CSUD3) até o presente momento.

Temos recomendação de compra, com perfil para investidores que buscam ganho de capital (estratégia de crescimento dos negócios) e dividendos recorrentes (geração de valor ao acionista), tornando uma das ações preferidas pela SaraInvest no ano de 2023. 

Tags: CSUdigitalMERCADOpagamentos
336x280

Notícias

Crises, câmbio e política fiscal: a trajetória da incerteza no Brasil

Finanças sustentáveis ganham força na corrida para a COP30

Leitura positiva da inflação e petróleo em alta: a semana no Ibovespa

Ibovespa Futuro ultrapassa 150 mil pontos pela 1ª vez

  • All
  • análise
Notas de reais, incerteza econômica, gráficos.
ECONOMIA

Crises, câmbio e política fiscal: a trajetória da incerteza no Brasil

26 de outubro de 2025
Banco do Brasil cop 30
COP30

Finanças sustentáveis ganham força na corrida para a COP30

25 de outubro de 2025
IBC-Br confirma ritmo moderado da atividade e desaceleração gradual
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula pressiona por Selic menor, mas inflação persistente deve manter juros altos

24 de outubro de 2025
IBC-Br negativo reforça perda de tração da economia e sinaliza moderação no PIB
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inflação: BC cobra alinhamento entre Política Fiscal e Monetária

24 de outubro de 2025

Leia Mais

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

Por Redação BM&C News
8 de setembro de 2025
0

O Banco Central intensificou a vigilância sobre fintechs e operações de intermediação após episódios recentes que expuseram fragilidades fora do...

azul

Azul dispara com resultado operacional robusto em julho

Por Rafael Lara
1 de setembro de 2025
0

As ações da Azul (AZUL4) tiveram um dos desempenhos mais expressivos do mercado nesta segunda-feira (1º de setembro de 2025)....

Analistas veem cautela dos investidores após interpretação de Dino sobre lei estrangeira

“Decisão de Dino no STF aumenta cautela de investidores”, dizem especialistas

Por Redação BM&C News
20 de agosto de 2025
0

A recente decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), em relação à aplicação de leis estrangeiras no...

Curva dos Treasuries reflete incertezas sobre política monetária americana

O que a evolução dos Treasuries revela sobre juros e inflação nos EUA

Por Redação BM&C News
19 de agosto de 2025
0

O comportamento dos Treasuries desde 2022 mostra como as taxas dos títulos do Tesouro americano acompanharam a política monetária do...

Unidade de mistura de minério de ferro em porto na China

Minério de Ferro dispara com expectativa de novos estímulos na China

Por Lucas Tadeu
7 de outubro de 2024
0

O mercado de minério de ferro tem vivenciado uma alta expressiva nas últimas semanas, impulsionado por expectativas de estímulos econômicos...

Foto: MZ

Transformando dados em estratégia nas divulgações de resultados

Por Redação BM&C News
2 de outubro de 2024
0

A narrativa no mercado de capitais é muito mais do que uma simples história; ela é o fio condutor que...

Notas de 100 reais | Fonte: Pexels

30 Anos Plano Real: Como a estabilidade econômica transformou o planejamento financeiro dos brasileiros

Por Redação BM&C News
1 de outubro de 2024
0

Em 2024 celebramos os 30 anos do Plano Real, um divisor de águas na história econômica do Brasil. Antes da...

desemprego no Brasil

Como é que a taxa de emprego aumenta e o seguro-desemprego cresce?

Por Aluizio Falcão Filho
30 de setembro de 2024
0

Certos dados macroeconômicos são difíceis de entender no Brasil. Um exemplo é a recente alta de juros em um cenário...

Estratégias de investimento e desafios dos fundos multimercados em 2024

Por Lucas Tadeu
23 de setembro de 2024
0

Marcelo Bolzan, sócio da The Hill Capital, falou sobre sua trajetória e a importância de uma boa estratégia de alocação...

NГѓВєmero de apostadores no Brasil supera em 7 vezes o de investidores, aponta pesquisa do IBGE

O crescimento das apostas no Brasil e seus desafios econômicos

Por Lucas Tadeu
16 de setembro de 2024
0

O mercado de apostas esportivas e jogos de azar no Brasil está crescendo exponencialmente. Em 2023, 22 milhões de brasileiros...

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
    • INVESTIMENTOS E FINANÇAS

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.